Manobrador de Grua Hidráulica
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
O contexto da economia atual, a produtividade constituem uma fonte cada vez mais preponderante de vantagem competitiva, sendo a eficiência na operação de equipamentos uma premência incontornável.
Para além disso, os atuais requisitos legais e regulamentares relacionadas com a manipulação de cargas através de meios mecânicos, exigem que os operadores/manobradores tenham conhecimentos teóricos e práticos necessários à realização dos trabalhos em segurança, sendo a formação e habilitação dos operadores obrigatórios ao abrigo do art.º. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de Fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”.
Objetivos Gerais
Só a avaliação e o conhecimento dos riscos profissionais cria as condições necessárias para determinar e tornar efetivas as medidas de prevenção indispensáveis para uma maior saúde e segurança no trabalho.
Objetivos Específicos
Programa
1.1. Enquadramento Legal
1.2. Tipos de Gruas, sua adequação aos tipos de trabalho e local de operação
1.3. Composição de uma grua hidráulica e forma de manuseamento
1.4. Perigos, riscos e consequências do posto de trabalho
1.5. Princípios gerais de segurança na utilização de gruas hidráulicas
1.6. Obrigações, responsabilidades e direitos do operador
1.7. Técnicas de manuseamento de gruas hidráulicas, posicionamento e manobra
2. Exercícios práticos
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.