Sold out

Retorno do Investimento da Formação – Metodologia ROI

Formador/a: Manuela Magno

Sob Consulta

Retorno do Investimento da Formação – Metodologia ROI

De momento não existem datas/vagas. Insira o seu e-mail para receber informações sobre novas datas.

PED/ROI

Description

A determinação do ROI da Formação bem como os principais desafios e soluções na implementação do ROI são fundamentais para o alinhamento da estratégia corporativa ao plano de desenvolvimento formativo das instituições.

As organizações estão cada vez mais necessitadas de definir KPI’s verdadeiramente capazes de monitorizar o impacto das suas ações de formação.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos acerca da avaliação do impacto da formação de forma a saberem como se pode converter os benefícios da formação num valor para a organização.
Objetivos Especificos
No final deste curso os participantes saberão:
Compreender a importância do processo de Avaliação da Formação e do seu impacto
Determinar as necessidades da formação profissional
Compreender como se faz o controlo da formação e saber quais os indicadores necessários para este controlo
Medir o ROI da Formação
Programa
1. Avaliar a formação e o seu impacto
1.1. Estratégia: Utilizar o ROI em formação como critério de decisão estratégica
1.2. Budget: Manter os orçamentos de formação e provar a sua rentabilidade
1.3. Operação: Concentrar-se nos objetivos operacionais e favorecer a criação de valor
1.4. Operação: Necessidades de formação vs objetivos de formação

2. Avaliar a eficácia da formação
2.1. Como avaliar a eficácia da formação
2.2. Quais os principais desafios para levar a cabo uma avaliação da formação
2.3. Como converter os benefícios da formação num valor para a empresa
2.4. De que forma a gestão de topo analisa as métricas de avaliação

3. Como medir
3.1. Desenhar um processo de medição tendo em conta os diferentes níveis de avaliação
3.2. Identificar os requisitos para uma avaliação eficaz: determinar e selecionar os indicadores de impacto mais indicados
3.3. Identificar os fatores críticos na recolha, tratamento e análise dos dados
3.4. Apurar os custos totais da formação, diretos e indiretos
3.5. Estimar os benefícios da formação e convertê-los em valor monetário
3.6. Isolar o efeito da formação nos resultados organizacionais
3.7. Grupos de controlo
3.8. Análise de tendências
3.9. Métodos de previsão
3.10. Calcular o retorno do investimento

4. Erros comuns no apuramento do ROI
Destinatários/as
Este curso destina-se a todos os participantes envolvidos na avaliação de formação que utilizem ou pretendam utilizar a Metodologia ROI.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
Manuela Magno
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação