Reuniões de Pais na Educação de Infância

Formador/a: A definir

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PED/RPEI

Description

A reunião de pais é um momento de extrema importância para a comunidade escolar. Ela promove a integração entre pais e educadores, esclarece dúvidas e proporciona um momento de debate necessário para o crescimento da escola. No entanto, esse é um encontro que frequentemente tem seu valor subestimado. A baixa adesão dos pais e a falta de preparação da mesma são apenas alguns dos problemas referenciados.

Objetivos Gerais
Reconhecer a importância da eficácia de uma reunião; Identificar as principais fases de uma reunião; Descrever os elementos basilares de cada uma das fases; Definir algumas estratégias de planeamento e gestão de uma reunião; Diferenciar os comportamentos de Liderança nas Reuniões; Definir o comportamento de Liderança de Reuniões Tradicional e Liderança Centrada no Grupo; Definir estratégias adequadas para o encerramento de uma reunião; Elaborar um plano de ação pós-reunião; Identificar estratégias de acompanhamento pós-reunião (follow-up); Reconhecer a importância do follow-up para a operacionalização das decisões.
Programa
1. Relação e trabalho com famílias: papel e função dos profissionais e famílias (0 h), 2. Conceções e níveis de envolvimento das famílias (0 h), 3. Obstáculos na comunicação e relação (0 h), 4. Espaços informais e formalizados do trabalho com as famílias (0 h), 5. Reuniões de pais e envolvimento (0 h), 6. Estratégias e discussões de casos práticos (12 h)
Destinatários/as
Professores e Educadores de Infância.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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