Secretariado para Apoio à Gestão (Protocolo, Expediente, Arquivo Digital e Secretariado Clínico)

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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117ED/SAG

Description

O curso de Secretariado ´Secretariado para Apoio à Gestão (Protocolo, expediente, arquivo digital e secretariado clínico)´ foi concebido para responder às necessidades dos profissionais que desempenham funções de secretariado. O objetivo deste curso é proporcionar aos participantes conhecimentos atualizados e técnicas de organização administrativa, gestão de agenda, gestão de tempo, gestão de arquivo, comunicação verbal e escrita, atendimento em contexto clínico e no ambiente digital, bem como abordar conceitos básicos de protocolo. Com estas competências, os profissionais poderão aprimorar o seu desempenho no apoio à gestão e no desenvolvimento das suas tarefas de secretariado.

Objetivos Gerais
Dotar os formandos de conhecimentos aplicáveis no âmbito do exercício das funções de Secretariado e respetiva atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos.
Objetivos Específicos
- Transmitir técnicas de organização administrativa, de gestão de agenda, de gestão de tempo e de prioridades, de gestão de arquivo;
- Dotar os participantes de metodologias que lhes permitam incrementar as relações interpessoais no âmbito do desenvolvimento das suas tarefas, designadamente em contexto clínico.
Programa
1. Competências técnicas e comportamentais essenciais ao desempenho das funções. Princípios de gestão de agenda, de gestão de tempo, de gestão de prioridades, de gestão de conflitos, de trabalho em equipa, de gestão de arquivo.
2. Comunicação verbal, na oralidade e na escrita. Formas de tratamento.
3. A humanização do atendimento em contexto clínico.
4. Atendimento presencial: boas práticas e práticas a evitar. Comunicação clara e adaptada à condição do interlocutor.
5. Atendimento telefónico: boas práticas e práticas a evitar.
6. Atendimento e comunicação em contexto digital (email). Os diversos níveis de formalidade ou informalidade consoante o interlocutor. Vocabulário e fórmulas de escrita.
7.A organização de encontros de trabalho no quotidiano profissional. Anfitrião versus convidado. Com participantes nacionais versus internacionais.
8. A tipologia de mesas e espaços. Os planos de seating. Conceitos básicos e transversais em Protocolo.
9. Exercícios.
10. Perguntas & Respostas. Esclarecimento de dúvidas e aconselhamento. Partilha de informação.
Destinatários/as
Profissionais que desempenham funções de Secretariado. Esses profissionais procuram a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos no exercício de suas responsabilidades.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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