SNC-AP – Cadastro dos Ativos Fixos Tangíveis, Intangíveis e Propriedades de Investimento

Formador/a: A definir

Sob Consulta

SNC-AP – Cadastro dos Ativos Fixos Tangíveis, Intangíveis e Propriedades de Investimento

PED/CAFTIPI

Description

O Decreto-Lei 192/2015, de 11 de setembro estabelece a Normalização contabilística para o setor público em Portugal. Este novo sistema trouxe alterações relevantes no que diz respeito aos ativos não correntes, nomeadamente quanto ao cadastro de ativos tangíveis, intangíveis e propriedades de investimento, sendo relevante a sua aplicação por todas as administrações públicas.

Objetivos Gerais
Conhecer o definido em termos de cadastro dos ativos tangíveis, intangíveis e propriedades de investimento previsto do novo Sistema de Normalização Contabilístico para as Administrações Públicas (SNC-AP).
Objetivos Especificos
No final do curso os formandos deverão deter maior conhecimento das normas relacionadas com os ativos não correntes do novo Sistema de Normalização Contabilístico para as Administrações Públicas (SNC-AP), como sejam:
NCP 5- Ativos fixos tangíveis
NCP3-Aivos intangíveis e
NCP8 -Propriedades de investimento
Programa
1. NCP 5 - Ativos fixos tangíveis
1.1. Objetivo, âmbito, conceitos, bens de domínio público, conceitos, reconhecimento
1.2. Mensuração, métodos de depreciação
1.3. Mensuração subsequente
1.4. Imparidades, desreconhecimento, divulgações e classificador complementar 2, comparativamente ao cada

2. NCP3 - Ativos intangíveis
2.1. Objetivo, âmbito, conceitos
2.2. Reconhecimento, amortizações
2.3. Desreconhecimento
2.4. Vida útil e património histórico intangível

3. CP8 - Propriedades de investimento
3.1. Objetivo, âmbito, conceitos
3.2. Reconhecimento e mensuração no reconhecimento
Destinatários/as
Responsáveis e técnicos afetos ao património e/ou contabilidade das Entidades Públicas, sujeitas ao SNC-AP e consultores de Entidades Públicas e outros profissionais de contabilidade.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação