SNC-AP Prestação de Contas e Relato Integrado
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
Os agentes públicos que prestam contas necessitam de conhecer os referenciais a que devem obedecer os instrumentos de relato financeiro e de atividades. Existe uma tendência crescente para que o relato organizacional não se circunscreva aos aspetos financeiros e históricos. O relato integrado é uma evolução do relato de gestão com um foco na concisão, relevância estratégica e orientação para o futuro, integrando o relato financeiro com o não financeiro. Este curso é uma oportunidade para conhecer as exigências do relato financeiro no SNC-AP e os requisitos de um relato integrado.
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos sobre a estrutura conceptual da informação financeira, que está na base do relato financeiro de finalidade geral, bem como sobre a estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras do SNC-AP e sobre o modelo de relato integrado – International Integrated Reporting Framework da Value Reporting Foundation
Objetivos Específicos
- Conhecer o contexto da reforma da contabilidade pública.
- Compreender o enquadramento do SNC AP e as exigências do DL n.º 192/2015.
- Apreender os principais conceitos da estrutura conceptual do SNC AP.
- Assimilar os principais aspetos da estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras (NCP1).
- Conhecer as instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência.
- Compreender o referencial para o relato integrado Integrated Reporting.
- Compreender o enquadramento do SNC AP e as exigências do DL n.º 192/2015.
- Apreender os principais conceitos da estrutura conceptual do SNC AP.
- Assimilar os principais aspetos da estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras (NCP1).
- Conhecer as instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência.
- Compreender o referencial para o relato integrado Integrated Reporting.
Programa
1. SNC-AP - Enquadramento
1.1. Enquadramento da reforma
1.2. O Decreto-Lei n.º 192/2015
1.3. Exercício 1
1.4. Desafio 1
1.5. O Plano de Contas Multidimensional
1.6. Desafio 2
1.7. Abordagem à transição para o SNC-AP caso se justifique
2. Estrutura Conceptual
2.1. Características diferenciadoras das Administrações Públicas
2.2. Finalidades da EC, Objetivos das DFs e Utilizadores
2.3. Características qualitativas
2.4. Exercício 2
3. Elementos das Demonstrações Financeiras
3.1. Exercício 3
4. Estrutura e conteúdo das DF’s
4.1. Exercício 4
5. Instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência
6. Relatório de Gestão e Relatório Integrado – Integrated Reporting
7. O Modelo único de Prestação de Contas da UNILEO
8. Avaliação Final
1.1. Enquadramento da reforma
1.2. O Decreto-Lei n.º 192/2015
1.3. Exercício 1
1.4. Desafio 1
1.5. O Plano de Contas Multidimensional
1.6. Desafio 2
1.7. Abordagem à transição para o SNC-AP caso se justifique
2. Estrutura Conceptual
2.1. Características diferenciadoras das Administrações Públicas
2.2. Finalidades da EC, Objetivos das DFs e Utilizadores
2.3. Características qualitativas
2.4. Exercício 2
3. Elementos das Demonstrações Financeiras
3.1. Exercício 3
4. Estrutura e conteúdo das DF’s
4.1. Exercício 4
5. Instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência
6. Relatório de Gestão e Relatório Integrado – Integrated Reporting
7. O Modelo único de Prestação de Contas da UNILEO
8. Avaliação Final
Destinatários/as
Profissionais da Administração Pública, em especial da área financeira:
- Assistentes Técnicos;
- Técnicos Superiores;
- Dirigentes;
- Outros profissionais interessados na temática da contabilidade pública.
- Assistentes Técnicos;
- Técnicos Superiores;
- Dirigentes;
- Outros profissionais interessados na temática da contabilidade pública.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online:
Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet.
É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores.
É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador.
Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.