Description
Os agentes públicos que prestam contas necessitam de conhecer os referenciais a que devem obedecer os instrumentos de relato financeiro e de atividades. Existe uma tendência crescente para que o relato organizacional não se circunscreva aos aspetos financeiros e históricos. O relato integrado é uma evolução do relato de gestão com um foco na concisão, relevância estratégica e orientação para o futuro, integrando o relato financeiro com o não financeiro. Este curso é uma oportunidade para conhecer as exigências do relato financeiro no SNC-AP e os requisitos de um relato integrado.
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos sobre a estrutura conceptual da informação financeira, que está na base do relato financeiro de finalidade geral, bem como sobre a estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras do SNC-AP e sobre o modelo de relato integrado – International Integrated Reporting Framework da Value Reporting Foundation
Objetivos Especificos
Conhecer o contexto da reforma da contabilidade pública;
Compreender o enquadramento do SNC AP e as exigências do DL n.º 192/2015;
Apreender os principais conceitos da estrutura conceptual do SNC AP;
Assimilar os principais aspetos da estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras (NCP1);
Conhecer as instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência;
Compreender o referencial para o relato integrado Integrated Reporting
Compreender o enquadramento do SNC AP e as exigências do DL n.º 192/2015;
Apreender os principais conceitos da estrutura conceptual do SNC AP;
Assimilar os principais aspetos da estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras (NCP1);
Conhecer as instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência;
Compreender o referencial para o relato integrado Integrated Reporting
Programa
1. SNC-AP - Enquadramento
1.1. Enquadramento da reforma
1.2. O Decreto-Lei n.º 192/2015
1.3. Exercício 1
1.4. Desafio 1
1.5. O Plano de Contas Multidimensional
1.6. Desafio 2
1.7. Abordagem à transição para o SNC-AP caso se justifique
2. Estrutura Conceptual
2.1. Características diferenciadoras das Administrações Públicas
2.2. Finalidades da EC, Objetivos das DFs e Utilizadores
2.3. Características qualitativas
2.4. Exercício 2
3. Elementos das Demonstrações Financeiras
3.1. Exercício 3
4. Estrutura e conteúdo das DF’s
4.1. Exercício 4
5. Instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência
6. Relatório de Gestão e Relatório Integrado – Integrated Reporting
7. O Modelo único de Prestação de Contas da UNILEO
8. Avaliação Final
1.1. Enquadramento da reforma
1.2. O Decreto-Lei n.º 192/2015
1.3. Exercício 1
1.4. Desafio 1
1.5. O Plano de Contas Multidimensional
1.6. Desafio 2
1.7. Abordagem à transição para o SNC-AP caso se justifique
2. Estrutura Conceptual
2.1. Características diferenciadoras das Administrações Públicas
2.2. Finalidades da EC, Objetivos das DFs e Utilizadores
2.3. Características qualitativas
2.4. Exercício 2
3. Elementos das Demonstrações Financeiras
3.1. Exercício 3
4. Estrutura e conteúdo das DF’s
4.1. Exercício 4
5. Instruções do Tribunal de Contas para a Conta de Gerência
6. Relatório de Gestão e Relatório Integrado – Integrated Reporting
7. O Modelo único de Prestação de Contas da UNILEO
8. Avaliação Final
Destinatários/as
Assistentes Técnicos, Técnicos Superiores, Dirigentes da Administração Pública, em especial da área financeira, ou outros profissionais interessados na temática da contabilidade pública
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formadores/as
Rui Galhardo
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.
Requisitos de Frequência para a Formação Online:
Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet.
Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável).
É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador.
Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.