Exercício da Atividade – Documentação
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
No setor dos transportes e logística, a gestão adequada da documentação é essencial para as empresas. Com a necessidade de cumprir regulamentações e requisitos legais, a posse, atualização e organização correta dos documentos são fundamentais. Além disso, a documentação adequada contribui para a segurança, proteção ambiental e qualidade dos serviços.
O curso ´Exercício da Atividade – Documentação´ é crucial para as empresas de transporte e logística. Capacita os profissionais a compreenderem a importância da documentação, conhecerem a legislação aplicável e adquirirem as competências necessárias para a obtenção e gestão correta dos documentos. Isso evita problemas legais, penalidades e garante a eficiência operacional e a reputação da empresa.
Ao investir neste curso, as empresas garantem o cumprimento legal, a segurança nas operações, a redução de riscos e a excelência nos serviços prestados. Além disso, a correta gestão da documentação contribui para a eficiência operacional, a qualidade dos serviços e fortalece a reputação da empresa no mercado de transporte e logística.
Objetivos Gerais
Adquirir conhecimentos sobre os procedimentos e requisitos legais relacionados à documentação no setor dos transportes.
Desenvolver competências para a obtenção, organização e gestão adequada dos documentos necessários para o exercício da atividade no setor dos transportes.
Promover a conformidade legal e a eficiência operacional no contexto da documentação no setor dos transportes.
Objetivos Específicos
Identificar os diferentes tipos de documentos exigidos no setor dos transportes e compreender as suas finalidades.
Adquirir competências para a obtenção, renovação e atualização dos documentos no setor dos transportes.
Desenvolver habilidades para a organização, arquivamento e gestão eficiente da documentação.
Aprender as melhores práticas para a manutenção da documentação atualizada e acessível.
Conhecer os procedimentos para o controlo e monitorização da documentação no âmbito das atividades do setor dos transportes.
Programa
Análise e design do layout do armazém.
Organização do espaço e aproveitamento de recursos.
Gestão de stock e controlo de inventário.
Métodos de movimentação e armazenamento de materiais.
Tecnologias e sistemas de informação aplicados à gestão de armazéns.
Gestão de equipas e recursos humanos no armazém.
Monitorização de desempenho e indicadores-chave de desempenho (KPIs)
Destinatários/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.