Description
No contexto da organização empresarial e burocrática, as relações sociais dão especial relevo às conveniências que preservam a integridade organizacional, cabendo à linguagem o papel de instrumento de trabalho necessário para o cumprimento de tarefas e a manutenção da ordem institucional. Deve-se considerar que a comunicação escrita é, antes de tudo, uma forma de comunicação interpessoal. Nesse sentido, retoricamente, ela preserva algumas das características interativas da conversação, destacando que a comunicação escrita, nada mais é do que uma conversa entre pessoas que estão distantes fisicamente. Não é só o meio que usamos para comunicar que conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que utilizamos para isso.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
- Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias.
- Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento.
- Redigir textos profissionais para desencadear a ação.
Programa
1.1. O destinatário e as suas características
1.2. Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
1.3. A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
1.4. O texto como ato de comunicação
2. Estruturar o pensamento:
2.1. Determinar as ideias-chave
2.2. Distinguir o essencial do acessório
2.3. Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave
3. Estruturar o Texto:
3.1. Estruturar e organizar o texto
3.2. Encadear as ideias
3.3. As sínteses, os assuntos e os títulos
3.4. Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
3.5. Definir as especificidades dos vários textos
3.6. E-mail
3.7. Textos curtos (carta)
3.8. Textos longos (estudos, relatórios)
4. Redigir Textos Profissionais para Desencadear a ação:
4.1. Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
4.2. Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
4.3. Identificar os fatores de eficácia de um texto
4.4. Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
4.5. Utilizar a linguagem adequada
4.6. Informalidade e respeito
Destinatários/as
- Profissionais das áreas de comunicação que desejam adquirir conhecimentos sobre as práticas e estratégias de redação de documentos profissionais;
- Profissionais que desejam reforçar as suas competências de escrita e aprender técnicas essenciais para redigir textos eficazes e persuasivos.
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.