Description
Num ambiente marcado pelas constantes mudanças no contexto organizacional, impulsionadas pelo avanço tecnológico, pressão por inovação e eficiência, crises políticas e financeiras, exigências ao nível da capacidade global, o foco da transformação está nas pessoas e no seu talento e desempenho.
Para acompanhar tamanha complexidade, as organizações procuram nos líderes a tarefa de gerir equipes que garantam agilidade nos processos, mantendo a efetividade.
Sabe-se que são as pessoas que concretizam os objetivos empresariais, com isso, o capital intelectual precisa ser conduzido de forma a alcançar a excelência em liderança, equipes e desempenho.
Por muito tempo a liderança foi definida como uma questão de resultado, hoje a liderança tem um conceito de “bem maior”. Liderar passou a analisar o que é melhor para todos, conquistas que beneficiam ambas as partes, ou seja, o líder preocupa-se não só com o alcance das metas, mas também com o desenvolvimento e satisfação das pessoas da sua equipa.
Os indivíduos são tão importantes quanto o desempenho da organização.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Aprofundar a escuta ativa e a comunicação eficaz;
Elevar o nível de auto reflexão positiva e auto responsabilização;
Potenciar o relacionamento interpessoal;
Promover a liderança pessoal e a liderança de equipas;
Dominar o processo de coaching;
Conhecer modelos de coaching e aplicar técnicas de coaching;
Aplicação de técnicas de PNL – Programação Neurolinguística;
Aplicar algumas técnicas de autocontrolo e gestão da inteligência emocional.
Programa
1.1 Coaching: níveis de aprendizagem e mudança, fases de aprendizagem, competências críticas do processo de coaching
1.2 O Coach: Responsabilidades e interacção com o Coachee
1.3 Coaching e Alto Desempenho: benefícios do coaching
1.4 Auto – responsabilização e liderança pessoal
2. Praticar o coaching
2.1 Modelos do processo de coaching
2.2 Técnicas para desenvolvimento do processo de coaching
3. Aplicações práticas
3.1 Coaching e Programação Neurolinguística
3.2 Gestão emocional na liderança
3.3 A Gestão pessoal de conflitos
3.4 Desenvolvimento de comunicação eficaz e relacionamento interpessoal
3.5 Gestão de conflitos na equipa – coaching e empowerment de equipas
4. Projeto de Coaching (implementação de objetivos e metas para a ação)
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Formadores/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.