Como Preparar Candidaturas ao Portugal 2030 – Especial Administração Pública

Com: Orlando Martins

340.00

07 de setembro 2023 09 de novembro 2023
Limpar
193ED/CAP

Description

Os Programas do “Portugal 2030” foram aprovados em meados de dezembro de 2022.
O modelo de Governação e o Regulamento Geral foram publicados no 1.º trimestre de 2023.

No que diz respeito à Administração Pública, estamos ainda a aguardar informações do “Portugal 2030” sobre os regulamentos específicos e os primeiros avisos de concursos abertos, para dar início à formação no âmbito do “Portugal 2030”.

Recomendamos que faça a sua pré-inscrição para reservar o seu lugar, uma vez que o número de participantes é limitado.

Objetivos Gerais
O objetivo deste curso é proporcionar aos participantes um maior conhecimento e competências para a elaboração eficaz e eficiente de candidaturas a fundos comunitários, no âmbito do novo quadro comunitário "Portugal 2030".

Compreender o enquadramento estratégico do novo quadro comunitário "Portugal 2030";
Avaliar as áreas de intervenção e identificar oportunidades de projetos a candidatar no âmbito do "Portugal 2030" através dos Programas disponíveis;
Analisar as características do processo de candidatura, identificando os elementos-chave que são comuns a todas as candidaturas com fundos comunitários, e adquirir técnicas que permitam obter resultados positivos para os projetos e respetivas candidaturas;
Compreender como é feita a gestão corrente dos projetos, desde a elaboração das candidaturas até à gestão e acompanhamento da sua execução até à conclusão.
Objetivos Especificos
Compreender o enquadramento estratégico do novo quadro comunitário "Portugal 2030" e a sua relevância para a Administração Pública.
Identificar as áreas de intervenção e oportunidades de projetos específicos no âmbito do "Portugal 2030" para a Administração Pública.
Dominar os procedimentos e requisitos específicos para a elaboração de candidaturas ao "Portugal 2030" pela Administração Pública.
Analisar as características do processo de candidatura, considerando os elementos-chave e as melhores práticas para aumentar as hipóteses de sucesso.
Compreender as responsabilidades e tarefas envolvidas na gestão corrente dos projetos financiados pelo "Portugal 2030" na Administração Pública.
Adquirir competências práticas para a elaboração eficiente de candidaturas, incluindo a estruturação dos projetos e a elaboração de orçamentos.
Conhecer as obrigações e requisitos de acompanhamento e reporte durante a execução dos projetos financiados pelo "Portugal 2030" na Administração Pública.
Explorar casos práticos e lições aprendidas de projetos bem-sucedidos na Administração Pública com financiamento comunitário.
Programa
Módulo I: Características do Portugal 2030
• Política de coesão 2021-2027
• Acordo de Parceria
• Prioridades, objetivos estratégicos
• Domínios Temáticos
• Modelo de Governação

Módulo II: Apresentação dos Programas
• Programa Inovação e Transição Digital PITD: Compete 2030
• Programa Ação Climática e Sustentabilidade PACS: Sustentável 2030
• Programa Demografia Qualificações e Inclusão PDQI: Pessoas 2030
• Programas Regionais

Módulo III: Candidaturas no Portugal 2030: aspetos operacionais
• Apresentação do site do Portugal 2030: portal, noticias, eventos, Programas, legislação, avisos de concurso
• Apresentação do Balcão dos Fundos: acesso, portal, conta corrente, avisos de concurso, entrada nos formulários
• Regulamento geral do Portugal 2030
• Regulamentos Específicos
• Análise dos concursos abertos

As áreas específicas de acordo com os interesses dos participantes serão exploradas com maior detalhe.

Módulo IV: Gestão da candidatura: Elaboração e Acompanhamento de uma candidatura
• Lições da experiência
• Fatores de sucesso de uma candidatura
• Fases do projeto com financiamento comunitário
• Elegibilidade das Regiões
• Noções transversais a todas as candidaturas
• Estrutura de uma candidatura
• Gestão administrativa de projetos financiados por fundos comunitários
• Pedidos de reembolsos até ao saldo final
• Afetação de recursos
• Orçamentação
Destinatários/as
Os destinatários deste curso são os profissionais da Administração Pública envolvidos no planeamento, gestão e acompanhamento de projetos com financiamento comunitário no âmbito do quadro comunitário "Portugal 2030". Isso inclui dirigentes, técnicos superiores, gestores de projeto, gestores financeiros, consultores e outros profissionais com responsabilidades relacionadas à elaboração e gestão de candidaturas a fundos comunitários.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formadores/as
Orlando Martins
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada. Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos