Comunicação Estratégica em Entidades Públicas

Com: António Edmundo Ribeiro

180.00

07 de novembro 2023 07 de novembro 2023
Limpar
PED/CEEP

Description

A gestão da comunicação estratégica melhora o clima organizacional e mobiliza os colaboradores para a entrega de resultados.

Elaborar um plano comunicacional, interno e externo e implementá-lo, é uma tarefa importante nas organizações e que muito contribui para equipas alinhadas e comprometidas com o sucesso da organização.

Objetivos Gerais
Identificar os elementos da gestão da comunicação e os modelos de gestão e fluxos de comunicação nas organizações.
Conhecer as ferramentas e as técnicas na gestão do processo comunicacional.
Objetivos Especificos
• Identificar os elementos-chave da gestão da comunicação nas organizações: processos, ferramentas e técnicas utilizadas para promover uma comunicação eficaz dentro das organizações.
• Explorar os diferentes modelos de gestão da comunicação e compreender como os fluxos de comunicação são estabelecidos e gerenciados dentro das organizações.
• Conhecer as diversas ferramentas e técnicas disponíveis para facilitar e aprimorar o processo de comunicação organizacional, incluindo estratégias de comunicação interna e externa.
• Analisar o papel da comunicação na gestão eficaz de processos de mudança organizacional, identificando estratégias e abordagens adequadas para comunicar efetivamente durante períodos de transformação.
• Elaborar um plano comunicacional considerando objetivos, público-alvo, mensagens-chave, canais de comunicação e avaliação de resultados.
• Avaliar a eficácia da estratégia de comunicação.
Programa
1. Comunicação Estratégica em Entidades Públicas
2. Elementos fundamentais na gestão da comunicação.
3. Modelos e Estratégias de Comunicação nas organizações.
4. Gestão da comunicação em processos de mudança.
5. O Plano comunicacional.
6. Avaliação da Eficácia da Estratégia de Comunicação.
Destinatários/as
Dirigentes e técnicos com responsabilidades na comunicação institucional interna e externa da organização
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formadores/as
António Edmundo Ribeiro
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada. Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos