Description
A gestão eficaz da comunicação é um pilar fundamental para o êxito das organizações, especialmente para as lideranças de topo na administração pública.
O Curso de Comunicação Estratégica em Entidades Públicas é uma oportunidade crucial para fortalecer e aprimorar as competências dessas lideranças. Um plano de comunicação bem estruturado e implementado desempenha um papel vital no alinhamento das equipas e na obtenção de resultados satisfatórios, sendo ainda mais essencial em períodos de mudança organizacional.
Neste contexto, é imprescindível que os dirigentes tenham as competências necessárias para identificar os elementos-chave da gestão da comunicação, utilizando as ferramentas adequadas e avaliando a eficácia das estratégias implementadas.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
- Explorar os diferentes modelos de gestão da comunicação e compreender como os fluxos de comunicação são estabelecidos e gerenciados dentro das organizações
- Conhecer as diversas ferramentas e técnicas disponíveis para facilitar e aprimorar o processo de comunicação organizacional, incluindo estratégias de comunicação interna e externa
- Analisar o papel da comunicação na gestão eficaz de processos de mudança organizacional, identificando estratégias e abordagens adequadas para comunicar efetivamente durante períodos de transformação
- Elaborar um plano comunicacional considerando objetivos, público-alvo, mensagens-chave, canais de comunicação e avaliação de resultados
- Avaliar a eficácia da estratégia de comunicação
Programa
2. Modelos e Estratégias de Comunicação nas organizações
3. Gestão da comunicação em processos de mudança
4. O Plano comunicacional
5. Avaliação da Eficácia da Estratégia de Comunicação
Destinatários/as
- Chefes de Divisão;
- Responsáveis pela comunicação institucional interna e externa da organização.
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.