NOVO

Gestão da Mudança para Líderes na Administração Pública

António Paulo Teixeira

180.00

05 de dezembro 2024
Limpar
PED/GMLAP

Description

O programa de formação ´Gestão da Mudança para Líderes na Administração Pública foi estrategicamente elaborado para capacitar líderes na Administração Pública a enfrentar os desafios complexos associados à gestão eficaz da mudança nas organizações públicas.

Objetivos Gerais
O objetivo geral deste curso é capacitar líderes na Administração Pública a compreender, planear e implementar estratégias de gestão da mudança eficazes. Os participantes aprenderão a liderar as suas equipas em períodos de mudança organizacional de forma a minimizar a resistência, a otimizar a adaptação e a alcançar os resultados desejados junto das suas equipas, no sentido do pelo cumprimento da missão pública.
Objetivos Especificos
- Compreender os princípios fundamentais da gestão da mudança e o papel como líder na Administração Pública.
- Identificar os principais desafios enfrentados durante processos de mudança organizacional no contexto da Administração Pública.
- Desenvolver estratégias de comunicação eficazes para envolver e informar a equipa sobre as mudanças propostas.
- Implementar práticas de gestão de resistência e construção de apoio, levando em consideração a cultura e os valores da Administração Pública.
- Explorar métodos de avaliação e monitorização do progresso da mudança, com ênfase nas metas da Administração Pública.
- Desenvolver um plano de ação prático, adaptado à realidade da Administração Pública., para aplicação nas organizações.
Programa
1. Introdução à Gestão da Mudança na Administração Pública
1.1. Definição e relevância da gestão da mudança no contexto da Administração Pública.
1.2. O papel dos líderes na condução de processos de mudança alinhados com a missão pública.

2. Desafios da Mudança Organizacional na Administração Pública
2.1. Identificação dos principais desafios enfrentados durante a mudança na Administração Pública.
2.2. Estratégias específicas para abordar a resistência à mudança no contexto da Administração Pública.

3. Comunicação e Envolvimento da Equipa no Setor Público
3.1. Desenvolvimento de estratégias de comunicação eficazes, considerando a transparência e a responsabilidade pública.
3.2. Envolvimento e motivação da equipa durante a mudança, alinhado com os objetivos da Administração Pública.

4. Implementação da Mudança no Setor Público
4.1. Práticas específicas para liderar a implementação da mudança em organizações da Administração Pública.
4.2. Monitorização e ajuste de planos de ação, tendo em vista as metas da Administração Pública.

5. Avaliação e Sustentabilidade no Setor Público
5.1. Métodos de avaliação do progresso da mudança.
5.2. Estratégias para assegurar a sustentabilidade das mudanças implementadas.

6. Plano de Ação Adaptado à Administração Pública
6.1. Desenvolvimento de um plano de ação personalizado, considerando a realidade e os desafios específicos da Administração Pública.

7. A Liderança Transformacional
7.1. Influência ou inspiração
7.2. Técnicas de motivação para a mudança
7.3. A gestão estratégica e a mudança
7.4. O líder visionário, transformando pela inspiração
Destinatários/as
Os destinatários deste programa de formação, ´Gestão da Mudança para Líderes na Administração Pública,´ são líderes e gestores que atuam no âmbito da Administração Pública, nomeadamente: Diretores, chefes de departamento, gestores de equipas e outros profissionais em posições de liderança dentro de organizações da Administração Pública. A formação foi projetada especificamente para aqueles que desempenham papéis de liderança e que são responsáveis por conduzir processos de mudança nas suas organizações no contexto do setor público.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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