NOVO

Liderança Positiva na Administração Pública

António Paulo Teixeira

180.00

10 de outubro 2024
Limpar
PED/LPAP

Description

O programa de formação ´Liderança Positiva na Administração Pública´ foi cuidadosamente desenvolvido com o propósito de capacitar líderes e gestores do setor público a cultivar uma abordagem de liderança positiva e eficaz. Este curso visa criar um impacto significativo, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo, fundamental para o sucesso das instituições públicas.

Objetivos Gerais
O objetivo principal deste curso é capacitar os líderes da Administração Pública com as competências e conhecimentos necessários para liderar de forma positiva e inspiradora. Os participantes serão incentivados a adotar práticas de liderança que promovam o bem-estar das suas equipas e contribuam para o alcance das metas organizacionais.
Objetivos Especificos
- Compreender os princípios fundamentais da liderança positiva e a sua importância na Administração Pública.
- Explorar estratégias para promover um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo.
- Desenvolver competências para uma comunicação eficaz e para a construção de relacionamentos positivos
- Identificar e aplicar práticas de liderança que promovam a motivação e o desempenho da equipa.
- Abordar desafios específicos de liderança na Administração Pública e explorar soluções relevantes.
- Criar modelos concretos de atuação como líderes positivos nas instituições públicas.
Programa
1.Introdução à Liderança Positiva na Administração Pública
1.1.Definição e importância da liderança positiva.
1.2.Vantagens da aplicação da liderança positiva no contexto da Administração Pública Portuguesa.

2.Criação de um Ambiente de Trabalho Positivo
2.1.Estratégias para criar um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo.
2.2.Promoção de uma cultura organizacional positiva.

3.Comunicação e Relacionamentos Eficazes
3.1.Desenvolvimento de habilidades de comunicação positiva.
3.2.Construção de relacionamentos de confiança e respeito.

4.Motivação e Desempenho da Equipa
4.1.Técnicas para motivar a equipa e melhorar o seu desempenho.
4.2.Reconhecimento e recompensa eficazes.

5.Desafios e Soluções na Liderança na Administração Pública
5.1.Abordagem de desafios específicos de liderança na Administração Pública.
5.2.Exploração de soluções e melhores práticas.

6.Modelos de Atuação como Líderes Positivos
6.1.Desenvolvimento de modelos concretos de atuação como líderes positivos nas instituições da Administração Pública.

7. A Psicologia Positiva e a Liderança
7.1. Abordagem positiva da liderança
7.2. A missão de fazer crescer o liderado
7.3. As forças do caráter.
Destinatários/as
Os destinatários são líderes e gestores que atuam na administração pública. Isto inclui profissionais em posições de liderança e gestão em organizações e departamentos públicos, autarquias locais e outras entidades do setor público.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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Testemunhos