NOVO

Worklife Balance: Estratégias de Conciliação da Vida, Profissional, Pessoal e Familiar

António Paulo Teixeira

180.00

25 de julho 2024
Limpar
PED/WLB

Description

O programa de formação ´Worklife Balance: Estratégias de Conciliação da Vida, Profissional, Pessoal e Familiar” foi concebido para capacitar os colaboradores da Administração Pública para lidarem de forma eficaz com os desafios da conciliação entre o trabalho, a vida pessoal e familiar.
Serão exploradas estratégias e ferramentas práticas para alcançar um equilíbrio saudável entre estas esferas tão importantes.

Objetivos Gerais
O curso de formação ´Worklife Balance: Estratégias de Conciliação da Vida, Profissional, Pessoal e Familiar´ visa capacitar os participantes a alcançarem um equilíbrio saudável entre suas vidas profissional, pessoal e familiar, resultando num aumento significativo do bem-estar e do desempenho global.
Objetivos Especificos
- Compreender a importância de harmonizar a vida profissional, pessoal e familiar para melhorar o bem-estar e o desempenho.
- Identificar os desafios típicos enfrentados na Administração Pública em relação à conciliação destas esferas.
- Desenvolver estratégias eficazes para gerir o tempo e organizar-se pessoalmente.
- Explorar técnicas de comunicação e negociação para estabelecer acordos de trabalho flexíveis.
- Implementar ações práticas que contribuam para criar um ambiente de trabalho mais equilibrado.
- Elaborar um plano de ação pessoal adaptado às suas necessidades e à realidade da Administração Pública.
Programa
1.Importância da Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar
1.1.Benefícios da conciliação para o indivíduo e a organização.
1.2.Desafios comuns no contexto da Administração Pública em Portugal.

2.Gestão do Tempo e Organização Pessoal
2.1.Estratégias de gestão do tempo eficazes.
2.2.Organização pessoal para maior produtividade.

3.Comunicação e Negociação para a Conciliação
3.1.Técnicas de comunicação eficazes.
3.2.Negociação de acordos flexíveis de trabalho.

4.Promoção de um Ambiente de Trabalho Equilibrado
4.1.Práticas organizacionais que promovem a conciliação.
4.2.Desenvolvimento de uma cultura de apoio à conciliação.

5. O desenvolvimento de competências - O caminho do equilíbrio
5.1.A importância da inteligência emocional
5.2.A importância do Capital psicológico positivo
5.3.A neuroplasticidade, afinal há solução
5.4.O trabalho árduo para encontrar o equilíbrio

6.Plano de Ação Pessoal
6.1.Desenvolvimento de um plano de ação pessoal adaptado às necessidades individuais na Administração Pública
Destinatários/as
Os destinatários ideais deste curso são colaboradores da Administração Pública, independentemente do nível hierárquico ou cargo ocupado: Funcionários públicos, gestores, supervisores e qualquer pessoa que trabalhe na Administração Pública e esteja interessada em melhorar a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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