Description
Com a chegada do novo quadro comunitário “Portugal 2030”, é crucial que os colaboradores da Administração Pública estejam bem preparados para elaborar e gerir eficazmente as candidaturas a fundos comunitários. O conhecimento profundo das características do Portugal 2030, bem como dos procedimentos e requisitos para as candidaturas, é essencial para garantir o acesso a recursos que impulsionarão o desenvolvimento de projetos e iniciativas com impacto na comunidade. Esta formação tem como objetivo capacitar os participantes com as competências necessárias para compreender o enquadramento estratégico do Portugal 2030, identificar oportunidades específicas e dominar os processos de elaboração e gestão de candidaturas.
Ao investir nesta formação, os colaboradores da Administração Pública estarão a reforçar as suas competências e a contribuir para o progresso e a sustentabilidade de importantes projetos e programas em todo o país.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
- Identificar as áreas de intervenção e oportunidades de projetos específicos no âmbito do ´Portugal 2030´ para a Administração Pública.
- Dominar os procedimentos e requisitos específicos para a elaboração de candidaturas ao ´Portugal 2030´ pela Administração Pública.
- Analisar as características do processo de candidatura, considerando os elementos-chave e as melhores práticas para aumentar as hipóteses de sucesso.
- Compreender as responsabilidades e tarefas envolvidas na gestão corrente dos projetos financiados pelo ´Portugal 2030´ na Administração Pública.
- Adquirir competências práticas para a elaboração eficiente de candidaturas, incluindo a estruturação dos projetos e a elaboração de orçamentos.
- Conhecer as obrigações e requisitos de acompanhamento e reporte durante a execução dos projetos financiados pelo ´Portugal 2030´ na Administração Pública.
- Explorar casos práticos e lições aprendidas de projetos bem-sucedidos na Administração Pública com financiamento comunitário.
Programa
1.1. Política de coesão 2021-2027.
1.2. Acordo de Parceria.
1.3. Prioridades, objetivos estratégicos.
1.4. Domínios Temáticos.
1.5. Modelo de Governação.
2. Apresentação dos Programas:
2.1. Programa Inovação e Transição Digital PITD: Compete 2030.
2.2. Programa Ação Climática e Sustentabilidade PACS: Sustentável 2030.
2.3. Programa Demografia Qualificações e Inclusão PDQI: Pessoas 2030.
2.4. Programas Regionais.
3. Candidaturas no Portugal 2030 - aspetos operacionais:
3.1. Apresentação do site do Portugal 2030: portal, noticias, eventos, Programas, legislação, avisos de concurso.
3.2. Apresentação do Balcão dos Fundos: acesso, portal, conta corrente, avisos de concurso, entrada nos formulários.
3.3. Regulamento geral do Portugal 2030.
3.4. Regulamentos Específicos.
3.5. Análise dos concursos abertos.
*As áreas específicas de acordo com os interesses dos participantes serão exploradas com maior detalhe.
4. Gestão da candidatura - Elaboração e Acompanhamento de uma candidatura:
4.1. Lições da experiência.
4.2. Fatores de sucesso de uma candidatura.
4.3. Fases do projeto com financiamento comunitário.
4.4. Elegibilidade das Regiões.
4.5. Noções transversais a todas as candidaturas.
4.6. Estrutura de uma candidatura.
4.7. Gestão administrativa de projetos financiados por fundos comunitários.
4.8. Pedidos de reembolsos até ao saldo final.
4.9. Afetação de recursos.
4.10. Orçamentação.
Destinatários/as
- Dirigentes;
- Técnicos Superiores;
- Gestores de Projeto;
- Gestores Financeiros;
- Consultores;
- Outros profissionais com responsabilidades relacionadas à elaboração e gestão de candidaturas a fundos comunitários.
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.