Condução Defensiva Económica e Ambiental

Com: A definir

Sob Consulta

Condução Defensiva Económica e Ambiental

Pedir informações »

Pedir informações »

068/CDEA

Description

A condução defensiva tem como objetivo primordial dotar os condutores de uma atitude preventiva quando estão ao volante dum veículo. Mas dotá-los também da capacidade de agir de forma correta e rápida, numa situação de emergência ou perigo eminente. Do mesmo modo a condução diária de uma viatura, promove a perceção que existem fatores externos, que evidenciam a necessidade de aprendizagem de um novo tipo de condução mais económica e ecológica, para fazer face às exigências que a sociedade nos coloca diariamente.

Objetivos Gerais
Pretende-se com este curso que os formandos adquiram técnicas de condução racional/defensiva, de forma a adaptar um estilo de condução que permita otimizar o consumo de combustível e a redução de acidentes.
Programa
1. Condução defensiva, económica e ambiental: princípios e objetivos (3 h), 2. Técnicas Avançadas de Condução (11 h)
Destinatários/as
Condutores que utilizem um veículo automóvel para fins profissionais e particulares com a pretensão de adotar hábitos de condução mais defensivos, económicos e ambientais.
Pré-Requisitos
Ser detentor de Carta de Condução de categoria adequada ao veículo em treino
Formadores/as
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
A formação teórica ministrada com recurso ao método interrogativo e expositivo. A formação prática (em parque de manobras) cria situações de trânsito real. Em contexto prático será utilizada a técnica da condução comentada permite ao formando verbalizar as suas percepções, interpretações e decisões que toma, face aos estímulos recolhidos no decorrer da condução. O formador terá um papel activo, transmitindo as técnicas que visam ajudar o formando a autocorrigir os seus comportamentos e poder vir a aplicar esta técnica fora do ambiente de formação.
Métodos de Avaliação
As grelhas de observação e avaliação de comportamentos irão permitir ao formador registar o desempenho do condutor na tarefa da condução e a sua partilha dos registos entre o formador e os formandos.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos