Técnicas de Condução de Reuniões nos Serviços Públicos

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149ED/TCRSP

Description

A ausência de técnicas e práticas de gestão adequadas, determinam que muitas reuniões de revelem pouco produtivas. Pelo contrário, as reuniões eficazes permitem ganhos de tempo consideráveis, mobilizando os colaboradores para atingir resultados.

Objetivos Gerais
Os participantes no final deste curso terão experimentado técnicas e práticas de gestão orientadas a eficácia da condução e gestão de reuniões, desenvolvendo competências para definir objetivos, estruturar e conduzir reuniões de modo eficiente.
Objetivos Especificos
Reconhecer a reunião como um instrumento de gestão e comunicação
Saber reconhecer os diferentes tipos de reuniões e os seus objetivos
Preparar, conduzir e animar reuniões
Avaliar o impacto e os resultados da reunião
Programa
1. Reconhecer a reunião como um instrumento de gestão e comunicação
1.1. Para que servem as reuniões?
1.2. Porque falham as reuniões?
1.3. Quais as vantagens e desvantagens das reuniões?

2. Saber reconhecer os diferentes tipos de reuniões em função dos seus objetivos
2.1. Diferentes tipos de objetivos
2.2. Diferentes tipos de reunião

3. Preparar, conduzir e animar reuniões
3.1. Reconhecer a importância para a realização de uma reunião
3.2. Preparar uma reunião
3.3. Conduzir uma reunião garantindo uma gestão eficaz das intervenções dos seus participantes
3.4. Animar a dinâmica de uma reunião orientada para resultados

4. Resultados e Plano de Ação
4.1. Avaliar o impacto e os resultados da reunião
4.2. Elaborar um plano para a realização de uma reunião
Destinatários/as
Profissionais com funções de gestão de equipas e/ou de projetos, que necessitam de desenvolver competências ao nível da condução de reuniões.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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