Description
A Administração Pública é um pilar essencial na gestão e prestação de serviços à sociedade.
Garantir a eficiência, transparência e responsabilidade na Administração Pública é de extrema importância para promover o bem-estar dos cidadãos e o uso responsável dos recursos públicos.
Nesse contexto, o Controlo Interno desempenha um papel crucial, assegurando que os processos sejam executados de forma adequada, os riscos sejam minimizados e a integridade seja mantida.
Este curso tem como objetivo capacitar os técnicos da Administração Pública com os conhecimentos necessários para fortalecer o Controlo Interno e implementar um eficaz Plano de Gestão de Riscos. Ao entender os princípios, procedimentos e melhores práticas do Controlo Interno, os participantes estarão melhor preparados para detetar e prevenir falhas nos processos de gestão e para promover a transparência e a responsabilidade na Administração Pública.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
- Identificar os diferentes tipos de Controlo Interno.
- Compreender os objetivos do Controlo Interno na Administração Pública.
- Aplicar os princípios essenciais do Controlo Interno.
- Estruturar um Manual de Controlo Interno.
- Avaliar eficazmente o Controlo Interno.
- Implementar procedimentos de controlo nas áreas de Meios Financeiros Líquidos, Inventários, Ativos, Vendas e Prestações de Serviços, Compras e Pessoal.
- Desenvolver Planos de Gestão de Risco de Corrupção e Infrações Conexas.
Programa
2. Definição de Controlo Interno (CI).
3. Tipos de Controlo Interno.
4. Objetivos do Controlo Interno.
5. Princípios do Controlo Interno.
6. Estrutura de Manual de Controlo Interno.
7. Avaliação do Controlo Interno.
8. Procedimentos de Controlo nas Seguintes Áreas:
a. Meios Financeiros Líquidos;
b. Inventários;
c. Ativos;
d. Vendas e Prestações de Serviços;
e. Compras;
f. Pessoal.
9. Planos de Gestão de Risco de Corrupção e Infrações Conexas.
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.