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Ferramentas e Instrumentos de Gestão Territorial

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Formação à medida – disponível para entidades

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PED/FIGT

Description

O curso ´Ferramentas e Instrumentos de Gestão Territorial´ foi desenvolvido para capacitar profissionais ligados ao ordenamento do território e urbanismo a lidar com os desafios complexos associados à gestão eficaz do território.
Com foco na proteção civil e no planeamento sustentável, o curso oferece uma compreensão aprofundada dos instrumentos e práticas necessários para uma gestão territorial responsável e eficiente.

Objetivos Gerais
Capacitar os participantes com conhecimentos abrangentes e práticos sobre os instrumentos e técnicas de gestão territorial, com ênfase na proteção de riscos naturais e tecnológicos, bem como na articulação entre o espaço urbano e o espaço rural.
Objetivos Especificos
- Identificar os principais instrumentos da política de Ordenamento do Território e Urbanismo e regulamentação técnica.
- Reconhecer a importância da compatibilização entre o Plano Diretor Municipal (PDM) e o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEP).
- Desenvolver estratégias eficazes de prevenção de riscos naturais e tecnológicos, considerando os contextos geológicos, climáticos e de ocupação do solo.
Programa
1.Ordenamento do Território e Proteção Civil:
1.1.Análise abrangente da relação entre as práticas de ordenamento do território e as medidas de proteção civil.
1.2.Estudo dos principais desafios e estratégias de prevenção de riscos naturais e tecnológicos no contexto do ordenamento territorial.
1.3.Aplicação prática de diretrizes de proteção civil nos processos de gestão territorial e urbanística.

2.Geologia e Litologia:
2.1.Fundamentos geológicos e litológicos relevantes para a compreensão dos processos de ordenamento do território.
2.2.Análise dos diferentes tipos de solos e suas implicações na planificação do uso do solo e no desenvolvimento urbano.
2.3.Avaliação de riscos geológicos e litológicos e integração de medidas preventivas no planeamento territorial.

3.Clima e Relevo:
3.1.Impacto do clima e do relevo na gestão e ordenamento do território.
3.2.Estudo das variações climáticas e topográficas e suas implicações nas políticas de desenvolvimento territorial.
3.3.Adoção de abordagens adaptativas e de mitigação para lidar com desafios relacionados ao clima e ao relevo no planeamento territorial.

4.Ocupação do Solo:
4.1.Análise da dinâmica e padrões de ocupação do solo e seus efeitos no ordenamento territorial e urbanístico.
4.2.Exploração de estratégias para uma ocupação sustentável do solo e a preservação de áreas de importância ambiental e cultural.
4.3.Implementação de práticas eficazes de gestão do solo que promovam a equidade, a sustentabilidade e a resiliência territorial.

5.Conceção de Políticas de Prevenção de Riscos Naturais e Tecnológicos:
5.1.Desenvolvimento de políticas proativas e estratégias de prevenção para enfrentar riscos naturais e tecnológicos no âmbito do ordenamento territorial.
5.2.Identificação e aplicação de ferramentas de monitorização e avaliação de riscos, visando uma gestão eficaz e sustentável do território.
5.3.Integração de medidas de mitigação e adaptação em políticas territoriais para promover a resiliência e a segurança das comunidades.
Destinatários/as
Profissionais ligados ao ordenamento do território, urbanismo e proteção civil, bem como responsáveis pela definição de políticas e estratégias de gestão territorial.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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