Gestão da Manutenção (Introdução)

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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293/GM

Description

A indústria metalomecânica enfrenta desafios constantes na manutenção de altos níveis de produtividade e segurança para seus operários. A gestão eficaz da manutenção é um fator crítico para alcançar esses objetivos, pois influencia diretamente a operacionalidade dos equipamentos, a qualidade dos produtos e a segurança no local de trabalho. Neste sentido, o curso ´Gestão da Manutenção (Introdução)´ surge como uma resposta essencial às necessidades específicas do setor, proporcionando conhecimentos fundamentais para a implementação de práticas preventivas e corretivas. Ao capacitar os participantes com técnicas atualizadas de manutenção, o curso não só reduz o tempo de inatividade das máquinas, assegurando processos produtivos contínuos e eficientes, como também reforça a segurança ao minimizar os riscos associados a falhas mecânicas. Adicionalmente, a formação visa promover uma cultura de melhoria contínua, capacitando os trabalhadores a identificar e resolver problemas antes que estes afetem significativamente a produção. Este enfoque não apenas otimiza os custos operacionais a longo prazo, mas também fortalece a autonomia dos profissionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro, dinâmico e eficiente.

Objetivos Gerais
- Introduzir os conceitos básicos de gestão da manutenção;
- Capacitar os operários para compreender a importância da manutenção na produtividade e segurança;
- Apresentar as principais estratégias e técnicas de manutenção aplicáveis ao chão de fábrica;
- Promover a prática de manutenção preventiva e corretiva.
Objetivos Específicos
- Entender a importância da gestão da manutenção no contexto industrial;
- Conhecer os diferentes tipos de manutenção e suas aplicações;
- Aprender a planejar e executar atividades de manutenção preventiva;
- Identificar e resolver problemas comuns de manutenção;
- Garantir a segurança e eficiência nas atividades de manutenção.
Programa
1. Introdução à Gestão da Manutenção
1.1. Conceitos e Definições
1.2. Importância da Manutenção na Produção
1.3. Impacto da Manutenção na Produtividade e Segurança

2. Tipos de Manutenção
2.1. Manutenção Preventiva
2.2. Manutenção Corretiva
2.3. Manutenção Preditiva
2.4. Manutenção Produtiva Total (TPM)
2.5. Comparação e Aplicações Práticas

3. Planeamento e Execução da Manutenção
3.1. Planeamento de Manutenção Preventiva
3.2. Técnicas de Inspeção e Monitorização
3.3. Ferramentas e Equipamentos de Manutenção
3.4. Elaboração de Planos de Manutenção

4. Resolução de Problemas e Melhoria Contínua
4.1. Identificação de Problemas Comuns
4.2. Métodos de Resolução de Problemas
4.3. Implementação de Melhorias na Manutenção
4.4. Estudos de Caso e Discussão
Destinatários/as
Profissionais que desempenham funções operacionais diretas nos processos fabris, sendo responsáveis pela operação e manutenção de equipamentos e máquinas.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos.
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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