Gestão de Projetos na Administração Pública

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153ED/GPAP

Description

A Gestão de Projetos é atualmente uma área do conhecimento que se traduz por um conjunto de competências específicas e que são muito pretendidas em profissionais, independentemente das suas origens de formação ou áreas de atuação. Neste contexto, a adoção da Gestão de Projetos pelos dirigentes decorre da observação do sucesso desta metodologia em empresas públicas e privadas de vários ramos de atividade. A implementação destas estratégias recorre cada vez mais a projetos que envolvem recursos humanos, financeiros e materiais, muitas vezes desviados do destino inicial o que aumenta a complexidade da gestão empresarial. A formação apresenta-se aqui como um laboratório prático de Gestão de projetos com a realização de exercícios utilizando alguns softwares práticos para o efeito.

Objetivos Gerais
Dotar os participantes dos conhecimentos dos vários instrumentos e técnicas fundamentais para a gestão de projetos na organização, desde a sua conceção, implementação, acompanhamento e avaliação, bem como, aumentar as competências de gestão de ciclos dos projetos, orçamentação, organização das equipas e recursos.
Programa
1. Conceito de projeto (3,5 h), 2. Impacto dos Projetos nas Organizações (3,5 h), 3. Planeamento da Gestão do Projeto (3,5 h), 4. Planeamento da Gestão do Projeto (3,5 h), 5. Execução e Controlo do projeto (7 h), 6. Encerramento do projeto (3 h)
Destinatários/as
Este curso destina-se a profissionais das várias áreas funcionais, envolvidos ou, com potencial de intervenção, na gestão, desenvolvimento e implementação de projetos.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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