Gestão de Stress e Conflitos

Formador/a: Elisa de Mira

120.00

18 de julho 2023
Limpar
PED/GSC

Description

A expectativa deste investimento, na contínua qualificação dos funcionários/técnicos, é promover uma significativa melhoria nos processos de gestão e funcionamento de cada sector organizacional, facilitando a implementação de novas dinâmicas na empresa/entidade e, através destas, uma intervenção assertiva e eficaz em prol de um melhor ambiente de trabalho evitando:
– Falhas na comunicação interna; Ausência de processos; Clima organizacional tóxico; Resultados insatisfatórios; Desmotivação; Falta de foco; Desvalorização do funcionário.

“Em ambientes em que há muitos conflitos, em que não há capacidade de compreender as necessidades dos outros ou em que o trabalhador se sente desvalorizado e, muitas vezes, não ouvido, o risco de perturbações mentais, como burnout, ansiedade ou depressão é muito maior.” Diogo Guerreiro, psiquiatra.

De acordo com um relatório da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre o impacto e o custo do stress e problemas de saúde psicológicos no trabalho, estima-se que, em Portugal, os trabalhadores registem um absentismo de 6,2 dias por ano devido a estes problemas de saúde.

Objetivos Gerais
Promover competências de gestão de stress e conflitos para controlar a qualidade da relação interpessoal, o ambiente organizacional e o desempenho/resultados.
Objetivos Especificos
Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.
Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.
Programa
1. Gestão de Stress e Conflitos
Causas e fatores primários de stress no trabalho
Sintomas de stress
Fatores de risco
Procrastinação
Técnicas de relaxamento e meditação
Relações interpessoais e o conflito
Diferentes tipos de conflitos
Fontes e rastilhos do conflito
Conflito enquanto processo
Estilos pessoais de gestão de conflitos
Conflito como oportunidade
Situações de conflito: estratégias e técnicas que potenciam uma atitude cooperativa
Destinatários/as
Profissionais em exercício que necessitam desenvolver competências de Gestão de Stress e conflitos.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
Elisa de Mira
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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