Description
A expectativa deste investimento, na contínua qualificação dos funcionários/técnicos, é promover uma significativa melhoria nos processos de gestão e funcionamento de cada sector organizacional, facilitando a implementação de novas dinâmicas na empresa/entidade e, através destas, uma intervenção assertiva e eficaz em prol de um melhor ambiente de trabalho evitando:
– Falhas na comunicação interna; Ausência de processos; Clima organizacional tóxico; Resultados insatisfatórios; Desmotivação; Falta de foco; Desvalorização do funcionário.
“Em ambientes em que há muitos conflitos, em que não há capacidade de compreender as necessidades dos outros ou em que o trabalhador se sente desvalorizado e, muitas vezes, não ouvido, o risco de perturbações mentais, como burnout, ansiedade ou depressão é muito maior.” Diogo Guerreiro, psiquiatra.
De acordo com um relatório da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre o impacto e o custo do stress e problemas de saúde psicológicos no trabalho, estima-se que, em Portugal, os trabalhadores registem um absentismo de 6,2 dias por ano devido a estes problemas de saúde.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.
Programa
Causas e fatores primários de stress no trabalho
Sintomas de stress
Fatores de risco
Procrastinação
Técnicas de relaxamento e meditação
Relações interpessoais e o conflito
Diferentes tipos de conflitos
Fontes e rastilhos do conflito
Conflito enquanto processo
Estilos pessoais de gestão de conflitos
Conflito como oportunidade
Situações de conflito: estratégias e técnicas que potenciam uma atitude cooperativa
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Formadores/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.