Gestão de Conflitos

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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Description

A definir

Objetivos Gerais
Capacitar os operários com as habilidades e ferramentas necessárias para identificar, gerir e resolver conflitos no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Objetivos Específicos
A definir
Programa
1. Introdução à Gestão de Conflitos
1.1. Definição de conflito e sua natureza.
1.2. Causas comuns de conflitos no ambiente de trabalho.
1.3. Impacto dos conflitos na produtividade e no bem-estar dos colaboradores.

2. Autoconhecimento e Estilos de Gestão de Conflitos
2.1. Identificação dos próprios estilos de gestão de conflitos (questionários e testes).
2.2. Análise dos diferentes estilos de gestão de conflitos (competição, colaboração, compromisso, evasão, acomodação).
2.3. Reflexão sobre o impacto dos diferentes estilos no ambiente de trabalho.

3. Comunicação Eficaz na Gestão de Conflitos
3.1. Técnicas de comunicação assertiva.
3.2. Princípios da escuta ativa e empatia.
3.3. Estratégias para dar e receber feedback construtivo.

4. Técnicas e Ferramentas para Resolução de Conflitos
4.1. Técnicas de mediação e negociação.
4.2. Passos para a resolução eficaz de conflitos.
4.3. Exercícios práticos e role-playing de situações de conflito.

5. Prevenção de Conflitos e Criação de um Ambiente Colaborativo
5.1. Identificação precoce de sinais de conflito.
5.2. Estruturas e práticas para a prevenção de conflitos.
5.3. Construção de uma cultura de colaboração e respeito mútuo no ambiente de trabalho.

6. Gestão de Stress e Emoções em Situações de Conflito
6.1. Técnicas para a gestão do stress em situações de conflito.
6.2. Estratégias para manter a calma e a objetividade.
6.3. Práticas de bem-estar e autocuidado.
Destinatários/as
Operários de produção
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos.
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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Testemunhos