Description
No perfil etário da Função Pública, é importante notar que, a 31 de dezembro de 2018, 32,7% dos trabalhadores (223.629) tinha entre 45 e 54 anos e 28,8% tinha idades (196.953) superiores aos 54 anos. Relativamente às diferenças de género/oportunidades, no trabalho/emprego, o Global Wage Report 2018/2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) deixa perceber que as funcionárias públicas portuguesas ganham menos 13,5% do que os seus colegas, discrepância que é, ainda assim, inferior ao fosso salarial registado no setor privado (23,7%).
Apesar das mulheres serem mais numerosas na administração pública, a maioria do pessoal de gestão e dos cargos superiores continuam a ser ocupados por homens. Nos últimos anos, tem havido um aumento geral da presença de mulheres nos gabinetes governamentais. No entanto, a presença equilibrada de mulheres e homens nos mais altos níveis de governo e administração continua a ser um projeto inacabado para a maioria dos estados.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Identificar consequências da aplicação de regras e normas inerentes à IG nos diferentes contextos sócio educativos e profissionais
Elaborar um plano específico para determinado grupo e referir o que deseja alcançar e como
Identificar as medidas políticas, legislativas e organizacionais que suportam a aplicação de regras e normas nos diferentes contextos sócio educativos e profissionais
Aplicar a metodologia da operacionalização de técnicas na planificação de ações promotoras da Igualdade de Género e de oportunidades
Identificar os diferentes contextos sócio educativos e profissionais para adequar a linguagem e as atividades às práticas legais de Igualdade de Género
Programa
A Mulher na história A importância da religião e da política na definição do papel social da mulher Pré-conceito = preconceito
As Medidas legislativas de Igualdade de género e (des)equilíbrios sociais: Trabalho, família, afetos e rendimento...
Plano conjunto; Fases do plano; Impacto das ações
V Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação
1) Integração da Perspetiva da Igualdade de Género na Administração Pública Central e Local;
2) Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens nas Políticas Públicas
3) Independência Económica, Mercado de Trabalho e Organização da Vida Profissional, Familiar e Pessoal;
4) Orientação Sexual e Identidade de Género;
5) Organizações não -governamentais;
6) Comunicação Social;
7) Cooperação
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.