Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais

Formador/a: A definir

Sob Consulta

Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais

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037/MAF

Description

As especificidades do trabalho agrícola, e as particularidades do meio rural, exigem que as soluções adotadas no domínio da prevenção dos riscos profissionais sejam devidamente ajustadas tendo em atenção, entre outros, os aspetos seguintes: . A informação e a formação dos profissionais, . A organização do trabalho, . A conceção das instalações agrícolas, . A seleção e manutenção dos equipamentos, . A escolha e a utilização correta dos produtos químicos Só a avaliação e o conhecimento dos riscos profissionais cria as condições necessárias para determinar e tornar efetivas as medidas de prevenção indispensáveis para uma maior saúde e segurança no trabalho agrícola, contribuindo param a melhoria da qualidade de vida no mundo rural. Na ausência de formação, as seguradoras não cobrem os custos de sinistro (acidentes pessoais). Em caso de fiscalização são alvo de multa.

Objetivos Gerais
Os formandos deverão desenvolver competências ao nível da utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita à manobra de máquinas agrícola e florestais, necessárias para a realização de um trabalho seguro, eficiente e produtivo respeitando as normas de Segurança e Saúde no Trabalho e de proteção do ambiente.
Programa
1. Sensibilização em Higiene e Segurança no Trabalho (0,5 h), 2. Principais causas de sinistralidade (situações anormais previsíveis) (0,5 h), 3. Procedimentos de segurança em equipamento específico (3 h), 4. Simulação prática (10 h)
Destinatários/as
Trabalhadores e/ou Operadores de Máquinas Florestais, Produtores Florestais, Operadores de motosserras de alfaias, tratores, charruas, escarificadores, fresas, moto-enxadas, semeadores, semi-reboque, reboque agrícola e florestal, ceifeiras, enfardadeira e distribuidores de adubo.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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