Manobrador de Máquinas em Obra

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

Pedir informações »

Pedir informações »

146/MM0

Description

O contexto da economia atual, a produtividade constituem uma fonte cada vez mais preponderante de vantagem competitiva, sendo a eficiência na operação de equipamentos uma premência incontornável. O correto manuseamento dos equipamentos reduz significativamente os custos de manutenção, e aumentam a
vida útil dos equipamentos e seus periféricos, melhorando qualitativamente a sua produtividade Para além disso, os atuais requisitos legais e regulamentares relacionadas com a manipulação de cargas através de meios mecânicos, exigem que os operadores/manobradores tenham conhecimentos teóricos e práticos necessários à realização dos trabalhos em segurança.

Objetivos Gerais
Proporcionar aos formandos conhecimentos sobre a adequada utilização das máquinas em obra, obedecendo às regras gerais de utilização e cumprindo as normas de segurança específicas de operação do equipamento.
Objetivos Específicos
- Reconhecer e aplicar os princípios básicos de higiene e segurança no trabalho aplicadas à manobra de máquinas em obra;
- Conhecer as situações anormais previsíveis e gerir as principais causas de sinistralidade na área em questão;
- Conhecer as condições de utilização dos equipamentos e aplicar procedimentos de segurança na atividade de manobra de máquinas em obra.
Programa
1. Segurança na Operação de Máquinas em Obra
1. 1. Enquadramento legal
1. 2. Tipos de maquinas, sua adequação aos tipos de trabalho e local de operação;
1. 3. Composição da máquina e forma de manuseamento;
1. 4. Perigos, riscos e consequências do posto de trabalho;
1. 5. Princípios gerais de segurança na utilização das máquinas;
1. 6. Obrigações, responsabilidades e direitos do operador;
1. 7. Técnicas de manuseamento de condução das máquinas, posicionamento e manobra.

2. Prática Simulada de Máquinas em Obra
2. 1. Exercícios práticos:
2. 2. Operações básicas;
2. 3. Operações de movimentação;
2. 4. Operações de elevação;
2. 5. Operações de parqueamento
Destinatários/as
Operadores/manobradores que utilizam ou pretendem utilizar máquinas para a Movimentação/terraplanagem, compactação e elevação.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos