Manobrador de Máquinas em Obra
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
O contexto da economia atual, a produtividade constituem uma fonte cada vez mais preponderante de vantagem competitiva, sendo a eficiência na operação de equipamentos uma premência incontornável. O correto manuseamento dos equipamentos reduz significativamente os custos de manutenção, e aumentam a
vida útil dos equipamentos e seus periféricos, melhorando qualitativamente a sua produtividade Para além disso, os atuais requisitos legais e regulamentares relacionadas com a manipulação de cargas através de meios mecânicos, exigem que os operadores/manobradores tenham conhecimentos teóricos e práticos necessários à realização dos trabalhos em segurança.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
- Conhecer as situações anormais previsíveis e gerir as principais causas de sinistralidade na área em questão;
- Conhecer as condições de utilização dos equipamentos e aplicar procedimentos de segurança na atividade de manobra de máquinas em obra.
Programa
1. 1. Enquadramento legal
1. 2. Tipos de maquinas, sua adequação aos tipos de trabalho e local de operação;
1. 3. Composição da máquina e forma de manuseamento;
1. 4. Perigos, riscos e consequências do posto de trabalho;
1. 5. Princípios gerais de segurança na utilização das máquinas;
1. 6. Obrigações, responsabilidades e direitos do operador;
1. 7. Técnicas de manuseamento de condução das máquinas, posicionamento e manobra.
2. Prática Simulada de Máquinas em Obra
2. 1. Exercícios práticos:
2. 2. Operações básicas;
2. 3. Operações de movimentação;
2. 4. Operações de elevação;
2. 5. Operações de parqueamento
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.