NOVO

Necessidades Educativas Especiais (NEE) – Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas

Cláudia Amaral

220.00

23 de julho 2024 28 de outubro 2024
Limpar
PED/NEE

Description

No contexto da educação inclusiva, é fundamental que os profissionais da área estejam preparados para compreender, apoiar e promover o sucesso educativo de todos os alunos, incluindo aqueles com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O curso ´Necessidades Educativas Especiais – Acompanhamento e Estratégias Pedagógicas´ foi desenvolvido para capacitar os profissionais da educação a desempenhar um papel vital na criação de ambientes escolares inclusivos e na garantia da igualdade de oportunidades para todos.
Através da compreensão, colaboração e aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas, pretendemos contribuir para uma educação mais equitativa e enriquecedora para todos os alunos.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da educação no acompanhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Pretende dotar os participantes de conhecimentos e competências para melhor compreender, apoiar e promover o sucesso educativo destes alunos, garantindo a inclusão e a igualdade de oportunidades no contexto escolar.
Objetivos Especificos
- Compreender o conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e as diferentes categorias de NEE.
- Identificar as necessidades específicas de cada aluno com NEE e adaptar estratégias pedagógicas.
- Desenvolver um plano individualizado de apoio para alunos com NEE.
- Promover a inclusão e a participação ativa de alunos com NEE na sala de aula.
- Colaborar eficazmente com outros profissionais de educação e serviços de apoio.
Programa
1. Introdução às Necessidades Educativas Especiais
1.1. Definição de NEE e enquadramento legal.
1.2. Categorias de NEE.
1.3. Princípios da inclusão educativa.

2. Avaliação das NEE
2.1. Métodos de avaliação das necessidades de cada aluno.
2.2. Elaboração de um perfil individual de NEE.
2.3. Intervenção precoce.

3. Estratégias Pedagógicas Inclusivas
3.1. Adaptação de materiais e recursos didáticos.
3.2. Metodologias de ensino diferenciadas.
3.3. Dinâmicas de sala de aula inclusivas.

4. Elaboração de Planos Individualizados de Apoio (PIA)
4.1. Princípios e etapas na elaboração de PIA.
4.2. Monitorização e avaliação do PIA.
4.3. Trabalho em equipa na gestão do PIA.

5. Acolhimento e Integração
5.1. Receção de alunos com NEE.
5.2. Sensibilização da comunidade escolar.
5.3. Promoção da integração.

6. Colaboração Interprofissional
6.1. Trabalho em equipa com outros profissionais da educação.
6.2. Integração de terapeutas, psicólogos e outros especialistas.
6.3. Redes de apoio e recursos externos.

7. Estudos de Caso e Prática
7.1. Aplicação prática das estratégias aprendidas.
7.2. Discussões em grupo e partilha de experiências.
Destinatários/as
O público-alvo para o curso ´Necessidades Educativas Especiais (NEE) - Acompanhamento e Estratégias Pedagógicas´ são profissionais da área da educação que desejam adquirir conhecimentos e competências para melhor apoiar e promover o sucesso educativo de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Este curso destina-se a professores de todos os níveis de ensino, educadores de infância e outros intervenientes na área da educação, como psicólogos escolares, terapeutas, auxiliares de educação, entre outros.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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