Prevenção de Bullying em Contexto Educativo

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Formação à medida – disponível para entidades

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PED/PB

Description

O curso ´Prevenção de Bullying´ é um programa de formação online direcionado aos auxiliares de escolas, profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção de um ambiente escolar seguro e inclusivo. O bullying é um problema sério que afeta crianças e adolescentes em todo o mundo, causando impactos significativos em seu bem-estar emocional e desenvolvimento. Portanto, é essencial que os auxiliares de escolas estejam bem preparados para identificar, prevenir e lidar com situações de bullying de forma eficaz.

Objetivos Gerais
O objetivo principal deste curso é capacitar os auxiliares de escolas com o conhecimento e as ferramentas necessárias para prevenir e enfrentar o bullying nas escolas. Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam mais conscientes do problema do bullying, sejam capazes de identificar sinais precoces, adotem estratégias de prevenção eficazes e saibam como apoiar as vítimas e promover um ambiente escolar seguro e acolhedor.
Objetivos Específicos
- Compreender o conceito de bullying e suas diferentes formas de manifestação.
- Identificar os sinais de bullying nas escolas e conhecer as possíveis causas.
- Adotar estratégias de prevenção do bullying, tanto a nível individual como no contexto escolar.
- Saber como apoiar as vítimas de bullying e promover a empatia entre os alunos.
- Aprender a comunicar eficazmente com as partes envolvidas no combate ao bullying.
- Conhecer as políticas e regulamentos relacionados ao bullying nas escolas.
Programa
1. Introdução ao Bullying
1.1. Definição de bullying e suas formas.
1.2. Impacto do bullying no bem-estar das crianças.
1.3. Mitos comuns sobre o bullying.

2. Identificação e Prevenção
2.1. Sinais de bullying.
2.2. Causas e fatores de risco.
2.3. Estratégias de prevenção individual.

3. Estratégias de Prevenção Escolar
3.1. Políticas e regulamentos escolares.
3.2. Programas de prevenção do bullying.
3.3. Promoção da empatia e respeito entre os alunos.

4. Apoio às Vítimas e Comunicação
4.1. Como apoiar vítimas de bullying.
4.2. Estratégias de comunicação com pais, alunos e colegas.
4.3. Importância do trabalho em equipe na prevenção do bullying.

5. Abordagem a Casos
5.1. Estudos de casos e análise.
5.2. Discussões em grupo sobre situações de bullying.
5.3. Plano de ação para combater o bullying.
Destinatários/as
- Auxiliares de escolas;
- Funcionários que têm um papel direto na supervisão e apoio aos alunos em ambientes escolares;
- Educadores;
- Professores;
- Outros profissionais da educação interessados em adquirir conhecimentos sobre prevenção de bullying e promoção de um ambiente escolar seguro e inclusivo.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada. Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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