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Comunicação e Relação no Contexto Educativo

Cláudia Amaral

150.00

29 de maio 2024
Limpar

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PED/CRE

Description

A comunicação eficaz e a construção de relações positivas são fundamentais no contexto educativo. Professores, educadores e outros profissionais da educação desempenham um papel vital na promoção de um ambiente de aprendizagem saudável, onde os alunos se sintam compreendidos, apoiados e motivados a alcançar o seu potencial máximo. O curso ´Comunicação e Relação no Contexto Educativo´ foi criado para capacitar os profissionais da educação com as competências necessárias para estabelecer e manter relações construtivas com os alunos, colegas e pais, bem como para aprimorar as habilidades de comunicação, tornando-as mais eficazes.

Objetivos Gerais
O objetivo principal deste curso é capacitar os participantes a melhorar as suas competências de comunicação e relacionamento no contexto educativo, promovendo ambientes de aprendizagem mais positivos e produtivos.
Objetivos Especificos
- Compreender a importância da comunicação e das relações interpessoais no contexto educativo.
- Aplicar técnicas de comunicação eficaz para estabelecer rapport com alunos, colegas e pais.
- Desenvolver competências de escuta ativa e empatia para compreender as necessidades dos alunos.
- Resolver conflitos de forma construtiva e promover a cooperação no ambiente escolar.
- Adaptar estratégias de comunicação para diferentes públicos e situações.
- Colaborar eficazmente com colegas e pais para apoiar o desenvolvimento dos alunos.
Programa
1. Fundamentos da Comunicação Eficaz
1.1. Elementos da comunicação.
1.2. Barreiras à comunicação.
1.3. Técnicas de escuta ativa.
1.4. Comunicação Interpessoal

2. Desenvolvimento de relações interpessoais positivas.
2.1. Comunicação não verbal e linguagem corporal.
2.2. Inteligência Emocional no Contexto Educativo

3. Reconhecimento e gestão de emoções.
3.1. Empatia e compreensão emocional dos alunos.
3.2. Gestão de Conflitos.

4. Identificação de conflitos comuns no ambiente escolar.
4.1. Técnicas de resolução de conflitos.
4.2. Envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação

5. Estabelecimento de parcerias com os pais.
5.1. Comunicação eficaz com os encarregados de educação.
5.2. Comunicação em Sala de Aula.

6. Estratégias para uma comunicação eficaz com os alunos.
6.1. Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo.
6.2. Exercícios Práticos e Estudos de Caso.

7. Aplicação prática das técnicas de comunicação.
7.1. Análise de casos reais no contexto educativo.
Destinatários/as
O público-alvo do curso ´Comunicação e Relação no Contexto Educativo´ é composto por profissionais da área da educação, auxiliares de educação e outros profissionais que atuam em ambientes educativo.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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