Vigilância em Recreios

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Formação à medida – disponível para entidades

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PED/VREP

Description

A segurança e o bem-estar das crianças nas escolas públicas são prioridades fundamentais para o ambiente educativo. Os recreios escolares desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças, proporcionando oportunidades de lazer e interação social. No entanto, para garantir que esses espaços sejam locais seguros e propícios ao aprendizado, é essencial contar com vigilantes qualificados e conscientes da importância de sua função.

O curso ´Vigilância em Recreios de Escolas Públicas´ tem como objetivo principal capacitar os participantes, em especial os auxiliares de educação, para desempenharem com eficácia as funções de vigilância nos recreios escolares. Esta formação visa não apenas a segurança física das crianças, mas também a promoção de um ambiente que estimule o lazer e a aprendizagem.

Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo geral dotar os participantes das competências necessárias para desempenharem eficazmente funções de vigilância em espaços de recreio de escolas públicas, garantindo a segurança das crianças e promovendo um ambiente propício ao lazer e aprendizagem.
Objetivos Especificos
- Compreender a importância da vigilância nos recreios escolares para a segurança das crianças.
- Identificar potenciais riscos e situações de perigo em áreas de recreio.
- Aplicar estratégias de prevenção de acidentes e situações de risco.
- Responder adequadamente a emergências e incidentes no espaço de recreio.
- Promover a interação saudável e atividades lúdicas entre as crianças.
Programa
1.Importância da Vigilância nos Recreios Escolares
Objetivos da vigilância em espaços de recreio escolar.
Responsabilidades do vigilante.
Impacto da segurança no desenvolvimento das crianças.

2.Identificação de Riscos
Tipos comuns de acidentes nos recreios escolares.
Reconhecimento de áreas de potencial perigo.
Avaliação de equipamentos de recreio.

3.Prevenção de Acidentes
Estratégias para prevenir acidentes.
Comportamentos seguros das crianças.
Manutenção e inspeção de equipamentos.

4.Resposta a Emergências
Procedimentos em caso de lesões ou incidentes.
Primeiros socorros básicos.
Comunicação eficaz em situações de emergência.

5.Promoção do Ambiente de Recreio
Incentivo à participação em atividades recreativas.
Resolução de conflitos entre crianças.
Fomento de um ambiente saudável e amigável.
Destinatários/as
Este curso destina-se principalmente aos auxiliares de educação, profissionais que desempenham um papel fundamental na supervisão dos recreios escolares.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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