Vigilância em Recreios
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
A segurança e o bem-estar das crianças nas escolas públicas são prioridades fundamentais para o ambiente educativo. Os recreios escolares desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças, proporcionando oportunidades de lazer e interação social. No entanto, para garantir que esses espaços sejam locais seguros e propícios ao aprendizado, é essencial contar com vigilantes qualificados e conscientes da importância de sua função.
O curso ´Vigilância em Recreios de Escolas Públicas´ tem como objetivo principal capacitar os participantes, em especial os auxiliares de educação, para desempenharem com eficácia as funções de vigilância nos recreios escolares. Esta formação visa não apenas a segurança física das crianças, mas também a promoção de um ambiente que estimule o lazer e a aprendizagem.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
- Identificar potenciais riscos e situações de perigo em áreas de recreio.
- Aplicar estratégias de prevenção de acidentes e situações de risco.
- Responder adequadamente a emergências e incidentes no espaço de recreio.
- Promover a interação saudável e atividades lúdicas entre as crianças.
Programa
Objetivos da vigilância em espaços de recreio escolar.
Responsabilidades do vigilante.
Impacto da segurança no desenvolvimento das crianças.
2.Identificação de Riscos
Tipos comuns de acidentes nos recreios escolares.
Reconhecimento de áreas de potencial perigo.
Avaliação de equipamentos de recreio.
3.Prevenção de Acidentes
Estratégias para prevenir acidentes.
Comportamentos seguros das crianças.
Manutenção e inspeção de equipamentos.
4.Resposta a Emergências
Procedimentos em caso de lesões ou incidentes.
Primeiros socorros básicos.
Comunicação eficaz em situações de emergência.
5.Promoção do Ambiente de Recreio
Incentivo à participação em atividades recreativas.
Resolução de conflitos entre crianças.
Fomento de um ambiente saudável e amigável.
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.