Evolução e Desenvolvimento Infantil

Sob Consulta

Description

O curso de Evolução e Desenvolvimento Infantil tem como objetivo fornecer aos participantes um amplo conhecimento sobre o processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, abordando marcos importantes em diversas áreas, como física, cognitiva, emocional, social e linguística. Os participantes serão capacitados a avaliar o desenvolvimento infantil, identificar possíveis desvios e aplicar estratégias de estímulo adequadas. No final do curso, espera-se que os participantes estejam preparados para aplicar esse conhecimento à sua atuação profissional, visando promover um desenvolvimento saudável e oferecer suporte às crianças.

Objetivos Gerais
Aquisição de conhecimentos técnicos e práticos para os profissionais de educação desenvolverem as suas múltiplas funções
junto das crianças e jovens, reconhecendo a evolução do desenvolvimento infantil
Objetivos Especificos
- Compreender a progressão das ideias de espaço e tempo no desenvolvimento psicomotor infantil.
- Reconhecer a importância do apego afetivo e sua influência no desenvolvimento socioemocional da criança.
- Explorar as etapas do processo de separação/individualização e suas implicações no crescimento emocional.
- Analisar as interações mãe/filho e seu impacto no desenvolvimento socioemocional da criança.
- Identificar os desafios e benefícios envolvidos na transição da criança para o grupo.
- Reconhecer o papel da linguagem como meio de comunicação e sua relevância no desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Programa
1. Desenvolvimento físico e psicomotor
1.1 Evolução da postura e da descoberta do corpo
1.2 Evolução da ideia, do espaço e do tempo
1.3 Lateralidade
1.4 Perceção: sua importância para o desenvolvimento infantil

2. Desenvolvimento sócio - afetivo
2.1. Construção do objeto
2.2. Importância da vinculação
2.3. Processo de separação/individualização
2.4. Interação mãe/filho
2.5. Entrada no grupo
2.6. Isolamento
2.7. Relações entre crianças
2.8. Amizade
2.9. Papel estruturante do adulto

3. Desenvolvimento cognitivo
3.1. Estádios de desenvolvimento de Piaget

4. Desenvolvimento da linguagem
4.1. Linguagem como forma de comunicação
4.2. Etapas na aquisição da linguagem

5. Evolução e Desenvolvimento na Adolescência
5.1. Desenvolvimento físico e motor na adolescência
5.2.Desenvolvimento cognitivo
5.3. Desenvolvimento sócio afetivo
5.4. Sexualidade na adolescência
5.5. Orientação Vocacional
5.6. Problemas de desenvolvimento (sinais de alerta)
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos