NOVO

Promoção de Relações Positivas em Contexto Escolar

Cláudia Guerreiro

150.00

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18 de dezembro 2024
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PED/PRPCE

Description

O curso ´Gerir Relações no Ambiente Escolar (Alunos e Pessoal não Docente)´ tem como objetivo fornecer aos profissionais da área educacional, incluindo funcionários não docentes e pessoal de apoio, as ferramentas e estratégias necessárias para criar e manter relações construtivas e positivas no ambiente escolar. A gestão eficaz das relações entre alunos, pessoal não docente e docentes é fundamental para promover um ambiente escolar harmonioso e propício ao aprendizado.

Objetivos Gerais
O objetivo principal deste curso é capacitar os auxiliares de escolas com o conhecimento e as ferramentas necessárias para prevenir e enfrentar o bullying nas escolas. No final do curso, espera-se que os participantes estejam mais conscientes do problema do bullying, sejam capazes de identificar sinais precoces, adotem estratégias de prevenção eficazes e saibam como apoiar as vítimas e promover um ambiente escolar seguro e acolhedor.
Objetivos Específicos
- Compreender a importância das relações interpessoais no ambiente escolar.
- Identificar desafios comuns nas relações entre alunos, pessoal não docente e docentes.
- Desenvolver habilidades de comunicação eficaz e empatia.
- Gerir conflitos de forma construtiva e pacífica.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
- Fomentar um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
Programa
1. Importância das Relações em Contexto Escolar
1.1. Significado das relações interpessoais na escola.
1.2. Impacto das relações no bem-estar dos alunos.
1.3. Papel do pessoal não docente na gestão das relações.

2. Comunicação Eficaz
2.1. Habilidades de escuta ativa.
2.2. Técnicas de comunicação clara e assertiva.
2.3. Compreensão das diferentes perspetivas.

3. Gestão de Conflitos
3.1. Identificação de conflitos comuns.
3.2. Estratégias de resolução de conflitos.
3.3. Promoção da empatia e compreensão mútua.

4. Colaboração e Trabalho em Equipa
4.1. Importância do trabalho colaborativo na escola.
4.2. Promoção de projetos em equipa.
4.3. Construção de um ambiente de confiança.

5. Fomentar a Inclusão.
5.1. Práticas inclusivas na escola.
5.2. Apoio a alunos com necessidades educativas especiais.
5.3. Sensibilização para a diversidade.

6. Estudos de Caso e Aplicação Prática
6.1. Análise de situações reais.
6.2. Discussões em grupo e partilha de experiências.
6.3. Desenvolvimento de planos de ação para melhorar as relações no contexto escolar.
Destinatários/as
Auxiliares de escolas e funcionários que têm um papel direto na supervisão e apoio aos alunos em ambientes escolares.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada. Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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