Segurança na Operação de Pontes Rolantes

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033/SOPR

Description

A segurança na operação de pontes rolantes é de extrema importância para garantir a proteção dos operadores e evitar acidentes graves. Este curso foi desenvolvido com o objetivo de capacitar os profissionais responsáveis por operar esses equipamentos, fornecendo-lhes os conhecimentos e práticas necessárias para realizar as operações com máxima segurança.
Através da formação adequada, as empresas podem garantir que seus operadores estejam devidamente preparados para lidar com os desafios e riscos inerentes às operações com pontes rolantes, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais seguro e reduzindo a ocorrência de acidentes.
Não negligencie a importância da segurança na operação de pontes rolantes – invista na formação dos seus colaboradores e promova um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

Objetivos Gerais
Dotar o formando de competências e técnicas que os habilitem a movimentar, manobrar e operar pontes rolantes, aplicando as normas de segurança e prevenindo acidentes e danos no equipamento.
Objetivos Especificos
- Definir conceitos relacionados com a segurança;
- Conhecer as exigências legais aplicáveis a pontes rolantes;
- Identificar os principais riscos na operação de pontes rolantes;
- Conhecer as regras de segurança na operação de pontes rolantes;
- Manusear corretamente e em segurança as pontes rolantes.
Programa
1. Segurança na Operação de Pontes Rolantes
1.1. Definições
1.2. Enquadramento legal
1.3. Princípios gerais na movimentação mecânica de cargas
1.4. Regras de segurança na operação de pontes rolantes
1.5. Procedimentos de segurança

2. Formação Prática em Pontes Rolantes
2.1. Exercícios práticos
Destinatários/as
Operadores e responsáveis de logística; Chefias intermédias, técnicos de segurança ou outros colaboradores da empresa com necessidades de movimentação de pontes rolantes.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos.
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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