SIADAP – O Papel do Avaliador

Formador/a: Maria Leitão Pereira

140.00

22 de fevereiro 2023 14 de março 2023
Limpar
173ED/SAV

Description

Avaliar o desempenho dos colaboradores nunca foi uma tarefa fácil! Este curso prático visa dotar os avaliadores dos conhecimentos fundamentais para lidar, com tranquilidade e eficiência, com os procedimentos da avaliação do desempenho. Pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de definir objetivos de avaliação de desempenho alinhados e articulados e de conduzir eficazmente a reunião de avaliação.

Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo, dotar os formandos dos conhecimentos e competências que lhes permitam perceber e implementar eficazmente o SIADAP da forma mais eficiente possível.
Objetivos Especificos
Promover a compreensão do SIADAP de forma integrada e estratégica;
Compreender o SIADAP como um sistema que integra o ciclo de gestão dos organismos e o próprio ciclo de Gestão dos Recursos Humanos;
Identificar os desafios e responsabilidades para Avaliadores;
Promover a capacidade de melhoria contínua e orientação para a Qualidade;
Reconhecer os requisitos funcionais para aplicação do SIADAP 3 aos trabalhadores;
Promover orientação para Resultados, através da correta definição de objetivos e respetiva monitorização/validação;
Compreender o significado e importância das competências e respetiva avaliação.
Conhecer o processo de avaliação de desempenho e respetivas fases;
Identificar as técnicas a aplicar nas reuniões de avaliação de desempenho.
Identificar os diplomas que legislam e regulamentam a implementação do modelo do SIADAP.
Programa
1. A apresentação Geral do SIADAP

2. A definição, desdobramento e articulação dos objetivos no âmbito da avaliação do desempenho
2.1. Objetivos em cascata
2.2. Características dos objetivos (específicos, mensuráveis, exequíveis, realistas e com tempo definido)
2.3. Indicadores e critérios de superação: Evitar os erros mais comuns
2.4. Análise dos principais erros na formulação de objetivos e nos indicadores

3. A escolha das competências para a avaliação de desempenho
3.1. As competências em função das pessoas
3.2. As competências de acordo com as funções desempenhadas

4. A fase da negociação e contratualização de objetivos e competências

5. As estratégias e instrumentos
5.1. Monitorizar os desempenhos no âmbito dos resultados e das competências

6. Comunicar o resultado da avaliação ao avaliado: momento chave da relação laboral
Destinatários/as
Avaliadores, dirigentes, chefes de equipas multidisciplinares, coordenadores, trabalhadores da Administração Pública.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
Maria Leitão Pereira
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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