Description
A Avaliação de Competências é uma exigência legal prevista no Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho dos trabalhadores da Administração Pública Central e Local (SIADAP 3), conforme Lei 66B/ 2007 de 28 Dezembro artº 4, lei 55A/2013 31 de dezembro, artº 80 e Portaria 359/2013 de 13 de dezembro.
Pretende-se com esta formação facilitar o desenvolvimento de conhecimentos e práticas necessários para a realização de uma avaliação do desempenho capaz de resistir aos efeitos da subjetividade e baseada na monitorização do desempenho, através da observação e do registo de informação relativa às competências inerentes à função.
Esta observação foca-se na análise dos indicadores comportamentais, de modo a gerar uma classificação do desempenho do trabalhador, de acordo com os pressupostos definidos na lei.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
A partir de um exemplo dado, os participantes deverão ser capazes de identificar as fases e os procedimentos a adotar para a implementação de um modelo que permita a avaliação das competências no âmbito do SIADAP 3
Programa
2. Papel do avaliador
3. Causas e redução da subjetividade
4. Vantagens de uma avaliação centrada nas competências
5. Componentes de uma competência
6. Identificação, definição e descrição de competências
7. Modelo para a avaliação de competências: caracterização das suas fases e procedimentos
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Formadores/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.