Description
A Entrevista de Avaliação de Competências é um método considerado obrigatório nos procedimentos concursais da Administração Publica Central e Local conforme previsto na portaria 125A/2019 de 30 de Abril, art.º 5 d).
De acordo com a portaria 83A/2009 de 22 de Janeiro, que esteve na sua génese, ´A entrevista de avaliação de competências é realizada por técnicos de gestão de recursos humanos, com formação adequada para o efeito, ou por outros técnicos, desde que previamente formados para a utilização desse método´.
Deste modo, desde 2009, é uma exigência para a condução deste método, considerado obrigatório, a realização de formação, pelo que a Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), em articulação com o INA, elaborou um referencial de formação, do qual a Dra. Margarida Segurado fez parte para a realização de formação nesta área.
A Portaria 125A/2019 de 30 de Abril reafirma a necessidade de realização de procedimentos concursais tendo por referência o «Perfil de competências» considerado o elenco de competências e dos comportamentos que estão diretamente associados ao posto de trabalho, identificados como os mais relevantes para um desempenho de qualidade com base na análise da função e do contexto profissional em que a mesma se insere; art.º 2 e) e a utilização dos métodos de seleção enquanto técnicas específicas de avaliação da adequação dos candidatos às exigências de um determinado posto de trabalho, tendo como referência um perfil de competências previamente definido; art.º 2 d).
O certificado de formação obtido após a realização com aproveitamento da ação de entrevista de avaliação de competências, confere a certificação exigida na lei para avaliação de competências aos candidatos opositores nos concursos.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
- Conduzir a Entrevista de Avaliação de Competências
- Analisar a informação e gerar a classificação final do entrevistado
Programa
1.1. Conceitos gerais no âmbito da Gestão por Competências: conceito e tipificação de
competências
1.2. O modelo de competências na Administração Pública.
2. Componentes de uma competência:
2. 1. Identificação, definição e descrição de competências
3. Técnicas de avaliação de competências:
3. 1. Avaliação de competências no âmbito de aplicação dos métodos de seleção previstos nas Portaria 83A/2.
4. A Entrevista de Avaliação de Competências (EAC):
4. 1. Definição e caracterização geral da situação de entrevista.
4. 2. Modelo da entrevista.
4. 3. Objetivos e características da EAC.
4. 4. O Guião de entrevista.
4. 5. Atitudes e comportamentos facilitadores - Simulações Registo da entrevista e análise da informação.
4. 7. Grelha de avaliação e Ficha de classificação.
4. 8. Relatório.
Destinatários/as
- Dirigentes;
- Chefias;
- Coordenadores;
- Quadros superiores que tomam decisões de contratação;
- Técnicos de Recursos Humanos.
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.