Web 3.0 na Educação

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PED/WEB3

Description

Entre os principais temas do assunto está a caracterização da terceira década da web na educação, a web em tempo real, os dispositivos móveis, a computação em nuvem e sua integração técnico-pedagógica.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo, a aquisição de conhecimentos abrangentes sobre as tendências tecnológicas aplicadas à educação, e novos aspetos da didática e da pedagogia, que podem ser aplicados na prática docente em contexto socioeducativo.
Objetivos Especificos
Analisar a evolução da terceira década da Web no processo de ensino-aprendizagem;
Identificar aplicações da web em tempo real para aplicação no ensino;
Utilizar ferramentas tecnológicas web 2.0 e 3.0 para o processo de ensino-aprendizagem;
Integrar ferramentas 2.0 através da web 3.0.
Programa
1. Introdução à web 3.0
1.1. Evolução da web, características e perspetivas 3.0
1.2. Comparação entre a web 2.0 e 3.0
1.3. Paradigmas na educação para a web 3.0: Pedagogia e didática humana, conetivismo, construtivismo social, e-learning e m-learning
1.4. A Web em Tempo Real (RTW) e Dispositivos móveis
1.5. RTW como suporte no trabalho em grupo
1.6. Aplicação de ferramentas RTW para a educação
1.7. Educação ubíqua, educação do futuro, mobilidade na educação
1.8. Cloud Computing
Destinatários/as
Profissionais da área de Educação que desejam ingressar na área de Educação Digital. Profissionais com interesse na implementação da Web 3.0 como ferramenta de ensino-aprendizagem no contexto digital. Professores e Educadores de Infância.
Pré-Requisitos
Conhecimentos de Internet
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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