Ferramentas Digitais na Educação Pré-Escolar

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PED/FD

Description

Esta ação de formação pretende desenvolver com os Educadores de Infância um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita utilizar as tecnologias e o digital na sua atividade diária.

Objetivos Gerais
Percecionar o papel emergente do docente no digital; Compreender as potencialidades das ferramentas digitais no envolvimento da comunidade escolar; Conhecer e utilizar as ferramentas online, dispositivos e equipamentos disponíveis e aplicá-los corretamente; Consciencializar os docentes para a utilização das ferramentas e para a criação de conteúdos digitais; Comunicar utilizando ferramentas gratuitas, de modo a proteger a privacidade quer dos alunos, suas famílias e professores.
Objetivos Especificos
Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;
Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Programa
1. As LMS. Utilização da Plataforma Moodle para o processo de ensino e aprendizagem
2. A evolução da web: do 1.0 até ao atual
3. Exploração de ferramentas para criar Avatares
4. Ferramentas para criar Recursos Educativos Digitais interativos
5. Exploração de recursos educacionais disponíveis na Internet
6. Discussões online
7. Iniciação à Gamificação
8. Exploração de aplicações disponíveis na Internet (blogger; wikipedia; etc)
9. Construção e publicação de um blog, wiki, podcast em ambiente Web
10. Participação em trabalho colaborativo: wiki
11. Exploração das ferramentas (Pixtoon, Educalim, etc)
12. Análise de boas práticas
13. Elaboração de materiais didáticos
14. Utilização de Repositórios Online
15. Exploração de plataformas para desenvolvimento profissional
Destinatários/as
Educadores de Infância
Pré-Requisitos
Domínio do Office
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos