Tecnologias Aplicadas à Educação

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PED/TAE

Description

As novas tecnologias educacionais são uma ferramenta para fortalecer o ensino e a aprendizagem, aumentar as oportunidades de acesso ao conhecimento, desenvolver habilidades colaborativas ou incutir valores, entre outros.

Objetivos Gerais
Este curso fornece uma variedade de conhecimentos, conceitos e ferramentas educacionais digitais.
Objetivos Especificos
Conhecer o conceito e evolução do termo Edtech;
Analisar diferentes recursos educacionais para poder utilizar aquele que melhor atenda às nossas necessidades;
Conhecer ferramentas digitais de aprendizagem.
Programa
1. Tecnologias Aplicadas à Educação
1.1. Edtech: conceito e desenvolvimento
1.2. Edtech: evolução
1.3. A revolução digital no setor da educação
1.4. Os recursos educativos digitais (RED’s)
1.5. O que são os recursos educativos abertos (REA)
1.6. A aprendizagem colaborativa
1.7. Ferramentas digitais para a aprendizagem
Destinatários/as
Profissionais com interesse em aprofundar os conhecimentos básicos sobre o assunto. Professores e Educadores de Infância.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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