NOVO

A Prevenção Prática do Assédio

Patrick de Pitta Simões

160.00170.00

Selecione a sua data de início preferencial

25 de novembro 2024 04 de abril 2025 17 de dezembro 2025
Limpar
PED/PPA

Description

O curso ´A Prevenção Prática do Assédio´ surge num contexto cada vez mais premente de garantia de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, onde são salvaguardados os direitos e a integridade de todos os colaboradores. Aborda, de forma detalhada e prática, as questões legais e as melhores práticas no combate ao assédio laboral e moral, promovendo uma cultura organizacional inclusiva e de respeito mútuo.

Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo principal fornecer uma compreensão abrangente do enquadramento legal relacionado ao assédio no local de trabalho, bem como das medidas preventivas necessárias para minimizar as situações potencialmente geradoras de assédio.
Objetivos Específicos
- Adquirir conhecimentos sobre o enquadramento legal relativo ao assédio e os direitos e deveres das partes envolvidas.
- Identificar e reduzir fatores que possam propiciar a ocorrência de assédio laboral.
- Desenvolver competências para proteger denunciantes de assédio.
- Promover a difusão e capacitação na implementação adequada de canais de denúncia, com foco especial na proteção da privacidade e dos dados pessoais em contexto laboral.
Programa
1.Direitos e deveres do trabalhador e do empregador
1.1.Direitos, deveres e garantias do trabalhador e do empregador
1.2.Direitos de personalidade do trabalhador
1.2.1.Liberdade de expressão e de opinião
1.2.2.Integridade física e moral
1.2.3.Direito a reserva da intimidade da vida privada
1.2.4.Assédio moral e sexual
1.3.Igualdade e não discriminação
1.4.Competências da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

2.Reporte de Assédio
2.1.A proteção da vítima de assédio (em contexto de trabalho)
2.2.A utilização de canais de reporte vs canais de denúncia
2.3.Relação com outras Autoridades Competentes (para o tratamento de denúncias)
2.4.Casos práticos
Destinatários/as
- Dirigentes em cargos de direção superior ou intermédia;
- Técnicos superiores e trabalhadores de todas as áreas interessados em adquirir competências fundamentais relacionadas à ética, boa conduta, prevenção de riscos e combate ao assédio no ambiente laboral.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos