Alterações Legislativas ao Código da Estrada
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
As alterações legislativas ao Código da Estrada têm um impacto significativo nas operações rodoviárias das empresas, seja no transporte de mercadorias ou passageiros. É fundamental que os motoristas e profissionais da área estejam atualizados sobre as novas normas e regulamentos para garantir a segurança nas estradas, evitar infrações e manter a conformidade com a legislação. O curso de ´Alterações Legislativas ao Código da Estrada´ oferece às empresas a oportunidade de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos de seus motoristas e profissionais envolvidos em operações rodoviárias, garantindo uma condução segura e em conformidade com a legislação vigente. Desta forma, as empresas podem promover a segurança no trânsito, minimizar riscos de acidentes e demonstrar seu compromisso com a responsabilidade social e a conformidade legal.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Compreender as alterações mais relevantes no Código da Estrada e suas implicações na condução.
Aplicar corretamente as novas normas de trânsito durante a condução de veículos.
Conhecer as medidas de segurança atualizadas e boas práticas para prevenir acidentes.
Identificar as infrações mais comuns e saber como evitá-las.
Adotar uma atitude defensiva e responsável na condução, promovendo a segurança no trânsito.
Programa
1.1. Alterações nas regras de prioridade e sinalização.
1.2. Novas normas para condutores de veículos pesados.
1.3. Regulamentos sobre velocidade, distância de segurança e ultrapassagens.
1.4. Atualização das regras sobre uso de telemóveis e sistemas de segurança.
2. 3.Medidas de Segurança e Boas Práticas
2.1. Importância da manutenção preventiva dos veículos.
2.2. Adoção de uma condução defensiva e responsável.
2.3. Medidas para prevenir acidentes e evitar infrações.
2.4. Utilização adequada dos dispositivos de segurança nos veículos.
3. Enquadramento Legal e Contexto das Alterações no Código da Estrada
3.1. Introdução às alterações legislativas recentes no Código da Estrada.
3.2. Análise do contexto e necessidades de atualização das normas de trânsito.
3.3. Impacto das alterações nas operações de transporte e logística das empresas.
Destinatários/as
- Motoristas profissionais de transporte de passageiros ou mercadorias;
- Gestores de frotas e responsáveis pela segurança rodoviária em empresas de transporte;
- Pessoas que pretendem atualizar seus conhecimentos sobre as recentes alterações legislativas relacionadas ao Código da Estrada;
- Qualquer indivíduo interessado em compreender e cumprir as novas normas e regulamentos de trânsito.
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.