Comportamentos Disfuncionais na Criança

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237/CDC

Description

O curso de Comportamentos Disfuncionais na Criança foi desenvolvido de modo a dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para identificar fatores de risco comportamentais dos jovens e crianças bem como criar estratégias de intervenção nos jovens com comportamentos disfuncionais.

Objetivos Gerais
No final da formação os formandos deverão estar capacitados para a identificar fatores de risco comportamentais das crianças bem como criar estratégias de intervenção nas crianças com comportamentos disfuncionais.
Objetivos Específicos
- Identificar fatores de risco no comportamento da criança e do jovem.
- Conhecer os comportamentos disfuncionais mais comuns, quer em crianças quer em jovens.
- Reconhecer comportamento, disfuncionais, disruptivos e antissociais: sinais, sintomas e intervenção.
Programa
1. O que são comportamentos disfuncionais.

2. Comportamentos disfuncionais na criança ou adolescente: sinais, sintomas e intervenção.

3. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção.
3.1. Perturbações do Espetro do Autismo Depressão /suicídio
3.2. Perturbações alimentares:
3.2.1. Anorexia
3.2.2. Bulimia
3.2.3. Perturbações alimentares infantis

4. Comportamentos disruptivos e antissociais na criança ou adolescente : sinais, sintomas e intervenção.
4.1. Perturbação do comportamento
4.2. Perturbação de oposição
Destinatários/as
Auxiliares de Ação Educativa
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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Testemunhos