As STEAM no Pré-Escolar
Sob Consulta
As STEAM no Pré-Escolar
Description
STEAM é um conceito integrador do conhecimento e práticas disciplinares das várias disciplinas envolvidas, ao qual os indivíduos recorrem para gerar ou validar novos conhecimentos, soluções para problemas ou produtos (Kelley e Knowles, 2016, p. 3) e serviços. STEAM na Educação pode ser descrita como uma meta-disciplina que convoca de forma integrada conhecimentos, capacidades, atitudes e valores das disciplinas que a compõem, bem como a individualidade de Professores e Alunos, ampliando a sua agência através do desenvolvimento de competências para a resolução de problemas ou aspirações locais e globais, melhorando o bem-estar individual e social.
A abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) à Educação promove aprendizagens mais relevantes e significativas porque ocorrem em ambientes educativos mais ricos e inovadores. A introdução desta abordagem constitui uma oportunidade para aprendizagens integradas.
Objetivos Gerais
Aplicar diferentes formas de intervenção educativa no domínio das tecnologias. Produzir e editar apresentações multimédia integradas numa abordagem STEAM;
Programar e criar aplicações, jogos ou histórias interativas. Compreender o papel do Aluno e do Professor e a importância da colaboração na aprendizagem.
Objetivos Especificos
Conhecer práticas pedagógicas de utilização das STEAM em idade pré-escolar.
Fomentar a integração das STEAM na aprendizagem dos diversos conteúdos e competências.
Integrar a abordagem STEAM nos Decretos-Leis 54 e 55/2018 de 6 de julho, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Incentivar a utilização de novas tecnologias e a cultura da literacia digital
Criar recursos pedagógico para integração das STEAM
Promover o trabalho colaborativo entre docentes
Programa
2. As Tecnologias nas Educação
3. A Matemática e a Arte no Jardim de Infância
4. Educação para as Ciências e Engenharia
5. Projeto
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.