Metodologias Ativas na Aprendizagem

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PED/MAA

Description

As metodologias ativas de ensino são aplicadas diariamente em sala de aula, complementando e substituindo as fórmulas do ensino tradicional para melhorar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos Gerais
Conhecer e aprender a usar de forma eficiente as principais metodologias ativas de ensino: Sala de Aula Invertida, Salas de Aula Cooperativas, Aprendizagem Baseada em Jogos e Aprendizagem por Projetos, bem como usar as TIC como meio e recurso de ensino.
Objetivos Especificos
Analisar a aprendizagem por projetos, as características, estratégias, recursos e a avaliação.
Conhecer a sala de aula invertida.
Adquirir competências de aprendizagem baseada no jogo.
Conhecer as aulas cooperativas.
Programa
1. Aprendizagem por projeto
1.1. Características
1.2. Estratégias e Recursos
1.3. Avaliação

2. Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida)
2.1. Características
2.2. Estratégias e Recursos
2.3. Avaliação

3. Aprendizagem baseada no Jogo: Gamificação
3.1. Características
3.2. Estratégias e Recursos
3.3. Avaliação

4. Aulas Cooperativas
4.1. Características
4.2. Estratégias e Recursos
4.3. Avaliação
Destinatários/as
Educadores de Infância, Professores, Técnicos de Ação Educativa e Auxiliares de Educação.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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