Uma Abordagem ao Modelo High-Scope
Sob Consulta
Uma Abordagem ao Modelo High-Scope
Description
O “High Scope Perry Preschool Project” foi concebido nos EUA por David Weikart e destinava-se a servir as crianças mais desfavorecidas dos bairros de Ypsilanti – Michigan, ou seja, surge no âmbito do movimento de educação compensatória. No entanto, os estudos que se foram desenvolvendo indicavam que o insucesso das crianças estava frequentemente relacionado com as lacunas na sua aprendizagem precoce. Assim, o Modelo High Scope começou a ser aplicado às crianças do jardim de infância, como meio de potenciar o desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento sócio emocional e o desenvolvimento psicomotor como um todo. Estudos longitudinais indicam que as crianças que frequentaram este modelo pedagógico foram mais longe nos seus estudos, conseguiram melhores empregos, possuem relações familiares estáveis, bem como foram reduzidos os índices de criminalidade.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
. Apresentar as componentes essenciais do Modelo High-Scope:
Experiências-chave;
Organização do ambiente educativo (rotina, espaço e materiais); Interação adulto/criança;
Interação adulto/adulto;
Instrumentos de Observação para reflexão e planeamento da atividade pedagógica;
Instrumentos de Avaliação das aprendizagens da criança;
do ambiente educativo, da interação adulto/adulto e da interação adulto/criança;
. Propor a dinamização das propostas, atividades ou operacionalização de instrumentos do Modelo High Scope em contexto de trabalho pedagógico real.
Programa
2. Enquadramento do Modelo High-Scope
3. Organização do ambiente educativo espaço/materiais/rotina
4. Experiências-chave
5. Interação adulto-criança
6. Interação adulto-adulto
7. Observação-reflexão-planeamento: avaliação
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Formadores/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.