Conduzir e Operar com o Trator em Segurança (COTS35)

Formador/a: A definir

Sob Consulta

Conduzir e Operar com o Trator em Segurança (COTS35)

Pedir informações »

Pedir informações »

050/COTS35

Description

Com base no Despacho n.º 3232/2017, de 18 de abril, que cria os cursos de formação profissional na área da mecanização agrícola e condução de veículos agrícolas com os seguintes destinatários: a) Agricultores, operadores e trabalhadores (…) b) Técnicos que pretendam vir a ser formadores ou que já o sendo pretendam atualizar conhecimentos e competências (…) (Ver legislação) O Decreto-Lei n.º 151/2017, de 7 de dezembro vem agora complementar relativamente à condução de veículos agrícolas, ao introduzir a obrigatoriedade de frequência de ação de formação, com vista à melhoria da segurança rodoviária para os condutores da categoria B que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II, condutores da categoria C, que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e III e condutores da categoria D, que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e III.

Objetivos Gerais
Complementar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a condução e operação de tratores em segurança, tendo em vista a melhoria do seu desempenho na via pública e na exploração e redução da sinistralidade.
Programa
1. Introdução ao curso (1 h), 2. MI. Acidentes com Tratores em Portugal (1 h), 3. MII. Condução e prevenção rodoviária com veículos agrícolas- Código da estrada e normas aplicáveis (2 h), 4. MIII. Veículo Seguro- Equipamento de segurança e proteção coletiva do trator- CT e Normas Aplicáveis (5 h), 5. IV. Equipamento de proteção individual (2 h), 6. V.Conduzir e operar com o trator em segurança (8 h), 7. VI. Conduzir o trator em condições perigosas e operar com órgãos ativos (9 h), 8. Avaliação (7 h)
Destinatários/as
Escolaridade mínima obrigatória (Despacho 8857/2014, de 9 de julho).
Pré-Requisitos
Idade: ≥18 anosEscolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade, atestada através do Certificado de Habilitações.Outros Requisitos : Carta de Condução da categoria B / C ou D ; Titulo de Condução que habilite a conduzir veículos agrícolas, quando o seu titular pretenda atualizar conhecimentos.
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Ativa, centrada no participante, baseada na experiência e participação dos formandos, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo. A formação prática será realizada em sala e no campo.
Métodos de Avaliação
Avaliação de reação- A efetuar no final da ação de formação. Avaliação Formativa- A efetuar nos Módulos I a VI através de testes, trabalhos individuais ou em grupo. Avaliação sumativa - No final da ação, é efectuada perante júri, uma prova de avaliação de conhecimentos. A prova, é realizada individualmente e é constituída por uma componente de âmbito teórico e outra subsequente, prática. Esta incide sobre as aptidões e comportamento do formando perante uma situação simulada de condução ou de operação com o trator. A prova será realizada nos termos definidos no regulamente específico.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
Mais informação