A Consciência Fonológica e a Emergência da Leitura e Escrita
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A Consciência Fonológica e a Emergência da Leitura e Escrita
Description
A aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se antes da entrada formal na escola, sendo essencial o desenvolvimento do conhecimento linguístico e particularmente da consciência fonológica. Neste sentido, é fundamental o aprofundamento do conhecimento desta temática pelos docentes para que desenvolvam com os seus alunos processos de avaliação, intervenção e de prevenção de dificuldades nesta aprendizagem de modo eficiente e eficaz. Os estudos realizados nos últimos anos vieram clarificar a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever, evidenciando o importante papel que os educadores e professores podem desempenhar, mesmo antes do seu ensino formal, pois é a partir dos primeiros contactos com o Jardim de Infância e a Escola que o processo da aprendizagem deverá ser potenciado.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Produzir material pedagógico como fonte de orientação e aplicação na sala de aula e refletir sobre a sua adequação.
Reconhecer a importância das conceções e representações das crianças sobre linguagem escrita na sua aprendizagem com sucesso.
Promover a reflexão conjunta sobre os processos de construção da linguagem escrita.
Implementar estratégias e práticas adequadas ao desenvolvimento da consciência linguística e em particular da consciência fonológica.
Perspetivar estratégias de intervenção em caso de dificuldades a nível da consciência linguística e em particular da consciência fonológica.
Levar os docentes a refletir criticamente sobre a influência das suas práticas na qualidade da aprendizagem da escrita e da leitura.
Proporcionar a mudança ou a melhoria das práticas pedagógicas e da aprendizagem das crianças nesta área.
Programa
2. Consciência fonológica: noção e diferentes níveis; sua relação com a aprendizagem da língua
3. Implementação de estratégias
4. Os conceitos de leitura e escrita e sua relação com as práticas pedagógicas correspondentes
5. A relação entre a oralidade, a leitura e a escrita
6. Compreensão e desenvolvimento das conceções precoces da linguagem escrita que as crianças possuem
7. Implementação de atividades pedagógicas
8. Caracterização do papel do docente no processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Formadores/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.