Iniciação à Leitura e Escrita

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

Pedir informações »

Pedir informações »

PED/ILE

Description

A aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se antes da entrada formal na escola e prolonga-se nos primeiros anos de escolaridade, sendo essencial o desenvolvimento pelas crianças de um conjunto de conhecimentos e capacidades que lhes possibilitem estas aquisições com o maior sucesso. Neste sentido, é fundamental o aprofundamento do conhecimento desta temática, a análise de diferentes estratégias e métodos de iniciação à leitura e escrita, bem como o desenvolvimento de modo eficiente e eficaz de processos de avaliação, intervenção e de prevenção de dificuldades nesta aprendizagem dos alunos que se revela determinante no seu sucesso.

Objetivos Gerais
Este curso pretende contribuir para a atualização científica e metodológica dos participantes, tendo em vista a sua intervenção adequada no processo de aprendizagem inicial da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos
- Estimular uma perspetiva de reflexão-ação que promova, à luz das orientações legais em vigor e dos conhecimentos recentes, o desenvolvimento dos meios processuais e técnicos que permitam uma intervenção adequada em contexto de sala de aula, a análise de práticas, bem como a sua socialização.
- Produzir material pedagógico como fonte de orientação e aplicação na sala de aula e refletir sobre a sua adequação.
Implementar estratégias e práticas adequadas ao desenvolvimento da consciência linguística e em particular da consciência fonológica.
- Perspetivar estratégias de intervenção em caso de dificuldades a nível da consciência linguística e em particular da consciência fonológica.
- Promover a reflexão sobre os processos de construção da linguagem escrita pela criança.
- Refletir sobre as diferentes perspetivas/abordagens metodológicas no processo de iniciação à leitura e à escrita.
- Levar os docentes a refletir criticamente sobre a influência das suas práticas na qualidade da aprendizagem da escrita e da leitura.
- Perspetivar estratégias de intervenção em caso de dificuldades na aprendizagem inicial da leitura e escrita.
Proporcionar a mudança/a evolução positiva das práticas pedagógicas dos docentes e da aprendizagem das crianças na iniciação à leitura e escrita com sucesso.
Programa
1. Orientações Curriculares/Aprendizagens Essenciais de Português em vigor (15 h), 2. Desenvolvimento da linguagem e consciência linguística (0 h), 3. O desenvolvimento da consciência fonológica (aprofundamento) e a aprendizagem da leitura e escrita (0 h), 4. O ensino e a aprendizagem da leitura e escrita (0 h), 5. A emergência da leitura e da escrita nas crianças; instalação de competências (0 h), 6. O ensino explícito da decifração (0 h), 7. A aprendizagem formal da escrita e a sua articulação com a aprendizagem da leitura (0 h), 8. Diferentes métodos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita (0 h), 9. Caracterização do papel do docente no processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita (0 h)
Destinatários/as
Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos