Contraordenações Rodoviárias

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Description

O curso de Contraordenações Rodoviárias é essencial para empresas e profissionais que desejam compreender e aplicar corretamente as normas e regulamentos relacionados à segurança e legislação no trânsito. O conhecimento sobre as contraordenações rodoviárias é fundamental para evitar infrações e penalizações, garantindo a segurança viária e o cumprimento das leis.

Objetivos Gerais
Proporcionar aos participantes o conhecimento sobre a legislação de trânsito relacionada às contraordenações rodoviárias.
Compreender as infrações mais comuns, suas penalizações e consequências legais.
Capacitar os participantes a identificar e evitar infrações, promovendo a segurança viária e a redução de acidentes.
Promover a conscientização sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito e a responsabilidade individual na prevenção de infrações.
Objetivos Especificos
Familiarizar os participantes com a legislação de trânsito aplicável às contraordenações rodoviárias.
Identificar as infrações mais frequentes e suas penalizações.
Compreender o processo de autuação e recursos em casos de contraordenações rodoviárias.
Conhecer as boas práticas e estratégias para evitar infrações e promover a segurança no trânsito.
Programa
1.Introdução às contraordenações rodoviárias e enquadramento legal:
Conceitos fundamentais das contraordenações rodoviárias.
Enquadramento legal das infrações no Código da Estrada.
Tipos de infrações e penalidades:

2.Estudo das diferentes categorias de infrações e suas consequências.
Análise detalhada das infrações mais frequentes e das penalidades correspondentes.
Procedimentos e recursos em caso de contraordenação rodoviária:

3.Orientações sobre como proceder em caso de infração.
Recursos disponíveis para contestar as penalidades aplicadas.
Boas práticas para evitar infrações e promover a segurança no trânsito:

4.Dicas e estratégias para adotar uma condução segura e responsável.
Medidas preventivas para evitar infrações comuns.
Estudos de casos práticos e análise de situações reais:

5.Análise de casos reais relacionados a infrações rodoviárias.
Discussão em grupo e troca de experiências.
Destinatários/as
Motoristas profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a legislação de trânsito e evitar infrações. Gestores de frota e responsáveis pela segurança rodoviária nas empresas, visando a atualização das práticas e políticas internas. Colaboradores que utilizam veículos da empresa para deslocamentos profissionais e desejam compreender as suas responsabilidades e obrigações legais. Profissionais de segurança e fiscalização de trânsito que necessitam aprimorar seus conhecimentos sobre as contraordenações rodoviárias.
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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