NOVO

O Controlo Interno da Administração Pública e o Plano de Gestão de Riscos

Susana Oliveira e Silva

180.00

11 de junho 2024
Limpar
PED/CIAP

Description

A Administração Pública é um pilar essencial na gestão e prestação de serviços à sociedade.
Garantir a eficiência, transparência e responsabilidade na Administração Pública é de extrema importância para promover o bem-estar dos cidadãos e o uso responsável dos recursos públicos.
Nesse contexto, o Controlo Interno desempenha um papel crucial, assegurando que os processos sejam executados de forma adequada, os riscos sejam minimizados e a integridade seja mantida.

Este curso tem como objetivo capacitar os técnicos da Administração Pública com os conhecimentos necessários para fortalecer o Controlo Interno e implementar um eficaz Plano de Gestão de Riscos. Ao entender os princípios, procedimentos e melhores práticas do Controlo Interno, os participantes estarão melhor preparados para detetar e prevenir falhas nos processos de gestão e para promover a transparência e a responsabilidade na Administração Pública.

Objetivos Gerais
Dotar os colaboradores da Administração Pública com os conhecimentos necessários para implementar procedimentos eficazes de prevenção de riscos e controlo interno, com vista à deteção de falhas nos processos de gestão.
Objetivos Especificos
- Definir os conceitos fundamentais de Controlo Interno (CI) na Administração Pública.
- Identificar os diferentes tipos de Controlo Interno.
- Compreender os objetivos do Controlo Interno na Administração Pública.
- Aplicar os princípios essenciais do Controlo Interno.
- Estruturar um Manual de Controlo Interno.
- Avaliar eficazmente o Controlo Interno.
- Implementar procedimentos de controlo nas áreas de Meios Financeiros Líquidos, Inventários, Ativos, Vendas e Prestações de Serviços, Compras e Pessoal.
- Desenvolver Planos de Gestão de Risco de Corrupção e Infrações Conexas.
Programa
1. Introdução.
2. Definição de Controlo Interno (CI).
3. Tipos de Controlo Interno.
4. Objetivos do Controlo Interno.
5. Princípios do Controlo Interno.
6. Estrutura de Manual de Controlo Interno.
7. Avaliação do Controlo Interno.
8. Procedimentos de Controlo nas Seguintes Áreas:
a. Meios Financeiros Líquidos;
b. Inventários;
c. Ativos;
d. Vendas e Prestações de Serviços;
e. Compras;
f. Pessoal.
9. Planos de Gestão de Risco de Corrupção e Infrações Conexas.
Destinatários/as
Este curso destina-se a uma ampla gama de profissionais na Administração Pública em Portugal, incluindo, mas não se limitando a: técnicos e especialistas em Gestão Pública envolvidos na gestão e execução de processos administrativos, gestores e diretores de departamentos responsáveis pela supervisão de áreas específicas dentro da Administração Pública, auditores e inspetores profissionais que realizam auditorias internas e inspeções para garantir a conformidade e a eficácia dos processos, bem como responsáveis pelo cumprimento normativo encarregados de garantir que a Administração Pública cumpra todas as leis e regulamentos relevantes.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos